Após muitos estudos e pesquisa, a empresa brasileira Lepri Cerâmicas, conseguiu criar um material que dá uma nova vida às lâmpadas usadas, um resíduo muito difícil de tratar.
As lâmpadas fluorescentes, conhecidas como lâmpadas de baixo consumo, são indicadas por serem mais económicas energeticamente. No entanto, quando se partem, tornam-se perigosas para a nossa saúde e para o meio ambiente devido aos vapores tóxicos do mercúrio.
Para aproveitar o vidro das lâmpadas usadas, a Lepri Cerâmicas criou azulejos e mosaicos, incorporando os resíduos na massa e no acabamento das suas linhas de produtos que, se fossem deixados na natureza, demorariam mais de 200 anos para ser decompostos, segundo a empresa.
Os cacos de vidro já descontaminados são recebidos na fábrica de cerâmica, onde são triturados durante seis horas. É adicionada água e outros ingredientes ao pó de vidro, formando uma pasta líquida. Se for para aplicar no acabamento dos azulejos, a mistura é usada assim, em estado líquido. Se for para aplicar na massa dos azulejos, o produto é seco e transformado num pó.
O resultado é positivo: melhorou a qualidade do produto, aumentou a resistência do piso e gerou uma poupança de até 15%. A poupança vem da diferença de preços no vidro utilizado, o vidro das lâmpadas usadas é muito mais barato que o vidro comprado de propósito para o efeito.
Para além das lâmpadas fluorescentes, a empresa recicla cinzas provenientes da queima da lenha na formulação de vernizes.
Se partires uma lâmpada fluorescente, sabes o que fazer? Vê aqui o fazer numa situação destas… Nem penses em pegar no aspirador!
Fonte: Catraca Livre
ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?
Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!
Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui…
Sugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!