A empresa portuguesa de produção de meias Faria da Costa Peúgas e Confecções Lda. uniu-se ao CITEVE (Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal) para colocar no mercado um produto inovador, umas meias com aquecimento que brevemente irão ter também um sistema de GPS.
A ideia das meias com aquecimento surgiu no decorrer de uma conversa entre o administrador da empresa Faria da Costa, Nuno Costa, e um cliente estrangeiro que se havia queixado de não conseguir assistir a um evento de rali na Suécia por causa do frio que sentia nos pés. Foi então que Nuno Costa começou a pensar numa forma para solucionar este problema.
“As peúgas, que já estão em fase de fabrico nas instalações da Faria da Costa, são aquecidas por baterias, que permitem manter os pés quentes entre 8 e 16 horas e regulam automaticamente a temperatura“, explica o gestor.
As meias têm um sensor, na zona da planta dos pés, e duas baterias semelhantes às de um telemóvel, colocadas na parte das peúgas que cobre o tornozelo. “São baterias com cerca de quatro centímetros de altura que quase não se notam e não causam incómodo“, garantiu o mentor da ideia garantindo que o dispositivo permite três níveis de temperatura diferentes, que são acionados de acordo com as necessidades do utilizador.
Enquanto os funcionários produzem as meias com dispositivo de aquecimento, no CITEVE já se trabalha numa nova investigação. Nuno Costa ficou sensibilizado com o facto de em Espanha ter desaparecido um alpinista português e decidiu investir na possibilidade de criar umas meias com GPS.
Vê mais algumas explicações sobre estas meias inovadoras, desenvolvidas pela empresa portuguesa Faria da Costa, no vídeo em baixo (a partir do minuto 3:30).
Apesar de se poder usar GPS quando se pratica alpinismo, em caso de queda ou até mesmo de uma avalanche, o GPS pode separar-se facilmente do alpinista. “Uma meia dificilmente sai dos pés, mesmo em caso de queda. E, em caso de catástrofe maior, se o dispositivo estiver devidamente programado será mais fácil prestar socorro“.
Fontes: Ver Portugal, Porto Canal, Farol de Ideias
ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?
Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!
Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui…
Sugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!