Há mais de uma década que as carruagens velhas do metro de Nova Iorque são lançadas ao Oceano Atlântico. Pode parecer um crime ambiental, deitar lixo no mar, mas, neste caso, é o contrário, o objetivo é criar recifes artificiais.
O fotógrafo Stephen Mallon presenciou e registou este espetáculo, e lançou um projeto com o resultado final, ao qual chamou Next Stop, Atlantic (“Próxima paragem, Atlântico”).
Na verdade, o objetivo da cidade de Nova Iorque é oposto ao que parece à primeira vista. Estas carruagens sem revestimento, quando são afundadas, criam recifes artificiais, servindo como uma espécie de maternidade para os organismos marinhos que se ligam a superfícies duras. Por outro lado, estes recém-criados organismos são o alimento de outros animais marinhos, promovendo um habitat mais saudável do que existia anteriormente.
Vê algumas imagens do processo de lançamento das carruagens no mar e ainda imagens subaquáticas, que demonstram como estas estruturas foram adotadas pelos seres marinhos, no vídeo seguinte:
Um recife artificial é uma estrutura deliberadamente colocada no fundo do mar, que procura imitar os recifes naturais. Podem ser módulos de betão ou aço, antigos navios, plataformas de extração de petróleo e carcaças de automóveis ou aviões, ramos de árvores ou bambu.
Os recifes artificiais aumentam a biodiversidade dos mares, aumentando também a capacidade pesqueira, protegem a costa das tempestades e erosão e aumentam ainda o valor turístico de uma região.
Também em Portugal é possível visitar vários recifes artificiais. No parque subaquático Ocean Revival foram afundandos quatro navios de guerra portugueses de forma deliberada, criando condições para a proliferação da vida marinha.
Fonte: Gizmodo
ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?
Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!
Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui…
Sugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!