As plantas invasoras são plantas que não são naturais de determinado local e por isso, muitas vezes prejudicam o ambiente e a economia.
Muitas das plantas que nos rodeiam foram transportadas do seu habitat natural para outros locais, chamam-se plantas exóticas. Algumas vivem com as plantas daquele ambiente de forma equilibrada, mas outras desenvolvem-se tão rapidamente que escapam ao controlo do Homem tornando-se nocivas – estas chamam-se espécies invasoras.
Apesar de neste artigo falarmos apenas de plantas invasoras, há invasores em todos os grupos de seres vivos: desde o fungo da ferrugem à cólera, passando pelo lagostim‑vermelho e a formiga‑argentina, entre muitos outros.
Segundo o site invasoras.pt, as espécies invasoras são comparadas a uma forma de poluição que, ao contrário de outras, não termina quando se elimina a fonte de emissão.
Na Europa, segundo uma investigação de 2009, as perdas económicas aproximam-se dos 10 biliões €/ano associadas às espécies invasoras. Outros impactes negativos podem ver-se na saúde pública, uma vez que muitas plantas causam alergias, ameaçam a biodiversidade, e podem diminuir a quantidade de água disponível, no caso das plantas que absorvem grandes quantidades de água.
Das espécies exóticas referidas para Portugal (670), várias são consideradas invasoras (em Portugal continental aproximadamente 8% das espécies exóticas têm comportamento invasor) constituindo uma séria ameaça para os ecossistemas.
Apesar de serem um problema ambiental, grande parte das plantas invasoras foram introduzidas em jardins devido à sua beleza. Por essa razão aqui ficam as plantas invasoras mais bonitas de Portugal:
1 – Piteira (Agave americana)
2 – Chorão-da-praia (Carpobrotus edulis)
[AdSense-A]
3 – Jacinto-de-água (Eichhornia crassipes (Mart.) Solms.)
4 – Azedas (Oxalis pes-caprae)
5 – Acácia (Acacia pycnantha Bentham)
6 – Mimosa (Acacia dealbata)
7 – Hortênsia (Hydrangea macrophylla)
NOTA: Como recebemos várias mensagens a pedir alguns esclarecimentos sobre o problema das espécies exóticas e invasoras, aqui ficam algumas informações adicionais.
A título de exemplo, a espécie n.º 6 que apresentamos neste artigo (vulgarmente conhecida como “Mimosa”), já invadiu grandes áreas de floresta (por exemplo na Serra da Lousã) em Portugal…
As Mimosas crescem tão rapidamente e tão juntas umas às outras (em grande densidade) que nenhuma outra espécie consegue crescer onde elas estiverem presentes… nem o animais conseguem utilizar as áreas ocupadas por Mimosas, porque não há espaço de passagem entre os milhares de pés de árvores que se vão desenvolvendo.
Visita também este site sobre Invasoras em Portugal: Plantas Invasoras em Portugal: o que são, onde estão e como as controlar.
ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?
Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!
Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui…
Sugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!