Os Jogos Olímpicos têm o objetivo unir povos, respeitar as diferenças entre as nações e promover a paz mundial. A Bandeira Olímpica, com cinco anéis entrelaçados, representa a união dos povos dos cinco continentes.
Quando se planeia um grande evento, no qual são necessárias grandes infraestruturas, como é o caso das competições desportivas ou exposições mundiais, é necessário avaliar o que fica depois para a população daquelas cidades.
Enquanto decorrem os Jogos Olímpicos de inverno em Sochi, na Rússia, pensa-se já nos próximos jogos de verão que se vão realizar no Rio de Janeiro, no Brasil. O que será que vai acontecer a estas infraestruturas, estarão incorporadas no resto da cidade? Haverá eventos e atividades suficientes para rentabilizar aqueles espaços?
O site oficial dos Jogos Olímpicos de 2016 informa que 10 instalações terão funções definidas para depois do evento e 8 são completamente temporárias.
Embora algumas das cidades tenham passado por guerras, conflitos ou crises financeiras, não souberam planear nem incorporar estes mega edifícios na restante estrutura urbana, tornando-se em zonas abandonadas:
Berlim, Alemanha (1936)
Helsínquia, Finlândia (1952)
Munique, Alemanha (1972)
Sarajevo, Bósnia e Herzegovina (1984)
Atenas, Grécia (2004)
Pequim, China (2008)
Mas existem também casos de sucesso, como Los Angeles, Seul, Barcelona, Atlanta, Sydney, Londres, Calgary, Lillehammer, Nagano, Salt Lake City, Vancouver, etc.
Nos últimos jogos, Londres 2012, foi tida em conta a utilidade das infraestruturas no futuro. Por exemplo, o estádio olímpico, com 80.000 lugares, foi reajustado para 25.000 depois dos jogos paralímpicos e passará a ser utilizado pela equipa inglesa West Ham em 2016. Foram ainda feitas renovações em Stratford e bairros vizinhos.
As áreas que fervilharam com milhares de espectadores durante os Jogos Olímpicos de 2012 em Londres foram reabertas ao público como um parque – Queen Elizabeth Olympic Park.
Fontes: The Weather Channel, Papo de homem, The Guardian
ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?
Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!
Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui…
Sugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!