EyeSpeak são os óculos que falam pelos que não conseguem

Ideias Brilhantes, Sofia Marques Correia, Todos, VídeosComentários fechados em EyeSpeak são os óculos que falam pelos que não conseguem1416

A empresa portuguesa LusoVU desenvolveu uns óculos especiais que permitem a pessoas com doenças incapacitantes comunicarem com os olhos, chamam-se EyeSpeak.

Sugestão de leitura:

Capa-livro-a-Perda-Lucia-Juliao

eyespeak óculos

Como grande parte dos produtos inovadores, esta ideia brilhante surgiu de uma necessidade. O EyeSpeak nasceu da necessidade de facilitar a comunicação do pai de Ivo Vieira, CEO da LusoVu, diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica, em 2013.

Acompanhando de perto o seu pai, Ivo Vieira percebeu, rapidamente, que os dispositivos de comunicação que existiam no mercado tinham limitações a vários níveis. Motivado pela vontade de comunicar com o seu pai, Ivo decidiu utilizar a tecnologia de Realidade Aumentada que desenvolveu para astronautas e aplicá-la a um dispositivo de eye tracking, ou seja que deteta para onde os olhos estão direcionados. O EyeSpeak é um sistema de comunicação através do olhar, especialmente desenvolvido para pessoas com limitações motoras e de comunicação extremas, causadas por diferentes tipos de doenças ou lesões.

EyeSpeak Ivo Vieira LusoVU

Em 2012, o meu pai começou a perder mobilidade num dos braços e, em Fevereiro de 2013, foi-lhe diagnosticada a doença. O sofrimento do meu pai e das pessoas que estavam à sua volta era grande. O que mais me custou foi quando ele deixou de se mexer e de falar e teve que passar a soletrar as letras“, conta Ivo Vieira.

Como funcionam os óculos EyeSpeak da LusoVU?

O EyeSpeak consiste num par de óculos em cujas lentes é projetado um ecrã com um teclado virtual. Possui uma microcâmara que deteta a posição e o movimento dos olhos e, deste modo, percebe qual a tecla para a qual o utilizador está a olhar.

Assim, com o movimento dos seus olhos, o utilizador seleciona as teclas que pretende, escrevendo palavras e frases. De seguida, através do altifalante incorporado no sistema, o utilizador traduz o que escreveu em som, bastando selecionar a tecla “falar” após escrever uma palavra ou frase.

O sistema inovador EyeSpeak permite ao utilizador comunicar, em qualquer local ou posição física, sem necessitar de dispositivos de apoio como o computador, o portátil ou o tablet.

O sistema ainda permite usufruir da Internet, visualizar vídeos e aceder ao seu email com privacidade, já que mais ninguém consegue ver o que está a ser projetado no seu sistema EyeSpeak. Comunicar através do Skype é outra das possibilidades que o EyeSpeak proporciona.

LusoVU eyespeack

Em 2014 foi lançada uma campanha de angariação de fundos na plataforma Kickstarter para financiar os primeiros modelos dos óculos EyeSpeak. A campanha foi um sucesso, tendo conseguido superar o objetivo de 120 000 dólares (conseguiram atingir os 128 181 dólares), uma pequena parte do valor necessário para a comercialização do produto.

Para comprar uns óculos EyeSpeak ou saber mais sobre o projeto não deixes de visitar o site www.myeyespeak.com.

Outro exemplo inspirador que pode facilitar o dia-a-dia de pessoas com dificuldades de comunicação foi criado pela jovem designer portuguesa Rita Maldonado Branco. A pensar nos seus avós, que sofriam de demência, Rita começou a investigar formas que pudessem ajudar na comunicação. Durante essa investigação criou várias formas práticas de comunicar com doentes de Alzheimer, nomeadamente um jogo de cartas com a família.

Sofia Marques Correia NOCTULER NOCTULA Channel

Este texto foi escrito pela NOCTULER Sofia Marques Correia. Lê todos os artigos da Sofia aqui.

Também gostavas de ver os teus textos no NOCTULA Channel? Envia-nos o tema sobre o qual queres escrever para info@noctulachannel.com.

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, tens que ouvir o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Sugiro igualmente que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts