Caneta inovadora ajuda doentes de Parkinson a escrever e relaxar

Ideias Brilhantes, Sofia Marques Correia, Todos, VídeosComentários fechados em Caneta inovadora ajuda doentes de Parkinson a escrever e relaxar3323

Quando a designer inglesa Lucy Jung descobriu que tinha um tumor no cérebro e ficou debilitada durante algum tempo, compreendeu a importância de utilizar o design para melhorar a vida de pessoas que têm necessidades especiais ou doenças. Um dos projetos que ajudou a desenvolver foi o da Arc Pen, uma caneta para pessoas com a doença de Parkinson ou tremores.

Veja os vídeos dos capítulos deste livro:

Capa-livro-a-Perda-Lucia-Juliao

caneta tremores arc pen

Quando conseguiu vencer o cancro, a designer propôs ao seu grupo de colegas do mestrado que desenvolvessem algo que criasse empatia das pessoas para com aqueles que sofrem da doença de Parkinson. A ideia inicial era desenvolver uma caneta que descarregasse cargas elétricas assim que a ponta encostasse no papel, dando ao utilizador uma sensação da “tremor” causada pela doença.

No entanto, durante os testes, o grupo percebeu que os estímulos seriam benéficos justamente para os pacientes que têm Parkinson, uma vez que ajudam a relaxar os músculos, que tendem a se contrair devido à doença, facilitando a escrita. Foi assim que surgiu a ARC Pen, a primeira caneta desenvolvida para garantir uma escrita legível e o relaxamento muscular desses pacientes.

Caneta doentes de Parkinson

Micrografia, ou seja, escrever as letras muito pequenas, afeta 63% das pessoas com Parkinson. Isto é causado pela lentidão do movimento que leva ao cansaço e diminuição do tamanho da letra quando se está a escrever. A ARC Pen cria vibrações com uma amplitude e frequência específica que aumenta o tamanho da escrita sem a tornar ilegível.

escrita ARC Pen parkinson micrografia

Escrita normal de um doente Parkinson

tamanho da letra ARC Pen parkinson micrografia

Escrita utilizando a ARC Pen

A caneta foi testada em 14 pessoas que sofrem da doença de Parkinson e mostrou-se benéfica em 86% dos casos. O mais interessante é que os efeitos de relaxamento duram até 10 minutos após o uso da caneta, garantindo que a firmeza na mão se mantenha também em outras atividades além da escrita.

A invenção deu origem à Dopa Solutions, uma empresa que tem a intenção de desenvolver novos produtos para pacientes e pessoas com necessidades especiais.

A doença de Parkison causa tremores involuntários no corpo, que para além de dificultar, ou mesmo impossibilitar, a escrita, podem fazer entornar a comida, causando muito constrangimento a estas pessoas em restaurantes e no trabalho. Uma empresa, comprada pela Google, quis acabar com essa dificuldade e por isso criou o projeto liftware, talheres “inteligentes” que mantém a comida mais estável, facilitando a hora da refeição.

parkinson colher estabilizadora lifware

Outro exemplo de objetos que podem facilitar o dia-a-dia de pessoas que tenham dificuldade em segurar objetos são os utensílios de mesa EatWell, de que já falámos no NOCTULA Channel. Todos os aspetos destas peças foram pensados para facilitar a alimentação: cores, formas e materiais foram de grande importância.loiça para idosos dificuldades

Sofia Marques Correia NOCTULER NOCTULA Channel

Este texto foi escrito pela NOCTULER Sofia Marques Correia. Gostavas de ver os teus textos no NOCTULA Channel? Envia-nos o tema sobre o qual queres escrever para info@noctulachannel.com.

Fonte: Hypeness

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, tens que ouvir o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Sugiro igualmente que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts