Pratos coloridos transformam refeição de pessoas com demência

Ideias Brilhantes, Sofia Marques Correia, Todos, VídeosComments (2)1744

Inspirada pela sua avó, a designer industrial Sha Yao criou um conjunto de utensílios de mesa para ajudá-la a ela e a outras pessoas com demência e dificuldades semelhantes a alimentarem-se mais facilmente.

Geralmente, as melhores invenções são aquelas que ajudam a solucionar um problema comum do dia-a-dia de muitas pessoas. E esse é certamente o caso do conjunto de utensílios de mesa EatWell.

loiça para pessoas com demência

A ideia para o projeto surgiu quando a avó de Sha Yao foi diagnosticada com Alzheimer. Foi então que a designer decidiu fazer voluntariado num centro para idosos e passou a conviver com as dificuldades dos pacientes que sofriam com a doença.

Percebi que há muitas pessoas com os mesmos problemas que a minha avó. Muitas vezes comem menos do que deviam, e acidentes como derramar comida ou entornar copos são comuns“, explica a designer.

Sha Yao designer

A dificuldade que as pessoas demonstravam em alimentar-se sozinhas chamou a atenção de Sha Yao, que decidiu desenvolver utensílios que facilitassem o processo de alimentação para estas pessoas. Foi assim que surgiu o Eatwell, um conjunto de pratos, copos e talheres criados especificamente para quem sofre com estes problemas.

eatwell demencia pratos

demência refeição

Todos os aspetos destas peças foram pensados para facilitar a alimentação: cores, formas e materiais foram de grande importância. As taças possuem um ângulo no qual a colher se encaixa perfeitamente, permitindo mais facilidade para encher a colher. Além disso, os copos e canecas têm reforço na parte inferior, aumentando a sua aderência e evitando que caiam com facilidade.

produtos demência

Existem várias doenças que causam demência. A doença de Alzheimer é a mais comum, seguida pela demência vascular, demência fronto-temporal e demência com corpos de Lewy.

Eatwell pessoas com demência Sha Yao alimentação

A doença de Alzheimer causa uma deterioração progressiva e irreversível de funções cognitivas como memória, atenção, concentração, linguagem ou pensamento.

Em 2013, calculava-se que houvesse em Portugal 160 mil pessoas com demência, a nível global, o número de pessoas com demência passa os 44 milhões.

Outro exemplo de utensílios que podem facilitar o dia-a-dia de pessoas com demência foram criados pela jovem designer portuguesa Rita Maldonado Branco, que também tinha esta dificuldade com os avós. Rita começou a investigar a doença e formas que pudessem ajudar na sua comunicação. Durante essa investigação criou várias formas práticas de comunicar com doentes de Alzheimer, nomeadamente um jogo de cartas com a família.

Sofia Marques Correia NOCTULER NOCTULA Channel

Este texto foi escrito pela NOCTULER Sofia Marques Correia. Gostavas de ver os teus textos no NOCTULA Channel? Envia-nos o tema sobre o qual queres escrever para info@noctulachannel.com.

Fontes: Hypeness

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, sugiro que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Aproveita para ler o livro “Como conseguir emprego em 30 dias” em papel, PDF ou em formato ePub.

livro-como-conseguir-emprego-em-30-dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts