Parkinson – Google anula os tremores das mãos através de uma colher

Ideias Brilhantes, Sofia Marques Correia, Todos, VídeosComments (1)2486

Uma coisa que para grande parte das pessoas é quase automático, para as que têm a doença Parkinson pode ser um desafio: comer com talheres. Uma empresa, comprada pela Google, quis acabar com essa dificuldade e por isso criou o projeto liftware, talheres “inteligentes” que mantém a comida mais estável, facilitando a hora da refeição.

Sugestão de leitura:

Capa-livro-a-Perda-Lucia-Juliao

google Parkinson garfo

A doença de Parkison causa tremores involuntários no corpo, que para além de fazer entornar a comida, causa muito constrangimento a estas pessoas em restaurantes e no trabalho. Atualmente, escreve o The Guardian, estima-se que existam cerca de 10 milhões de pessoas no mundo a sofrer de tremores ou da doença de Parkinson. É esse o público-alvo deste produto.

O projeto liftware desenvolveu uma colher eletrónica que consegue detetar os movimentos e tremores da mão que a segura e reage, deixando-a muito mais estável. O objetivo é estabilizar a colher na horizontal e impedir que a comida se entorne.

Lift Lab, empresa responsável pelo desenvolvimento do produto e comprada pela Google em 2014, quer que as pessoas “comam com confiança outra vez“, como defende no seu site. Segundo eles, este aparelho permite reduzir até 76% a intensidade dos tremores de uma pessoa na colher.

lifware talheres tremores parkinson

Depois de observar alguns dos meus amigos a ter dificuldades devido aos tremores, percebi a frustração, perda de dignidade e isolamento social que os tremores podem causar. Queria criar algo que permitisse que as pessoas fossem a restaurantes, ou simplesmente apreciar uma refeição sem stress.” Para Anupam Pathak, fundador da Lift Labs, “construir algo com as próprias mãos que tenha este tipo de impacto é a melhor sensação do mundo”, como sublinhou à Business Insider.

Neste momento existem três tipos de talheres, uma colher de sopa, uma colher normal e um garfo, que podem ser comprados na loja online da liftware. Os talheres ligam-se a um aparelho eletrónico que faz a estabilização e que custa 295 dólares (cerca de 270 Euros ou 1 135 Reais), vem com uma colher de sopa incluída. O garfo e a colher normal têm de ser comprados à parte por 19,95 dólares (18 Euros ou 77 Reais).

parkinson colher estabilizadora lifware

Sergey Brin, um dos fundadores do motor de busca Google, que convive com a doença de Parkinson bem de perto, tendo em conta que a sua mãe sofre da doença, já fez uma doação de 50 milhões de dólares para investigações relacionadas com a doença.

Outro exemplo de objetos que podem facilitar o dia-a-dia de pessoas que tenham dificuldade em segurar objetos são os utensílios de mesa EatWell, de que já falámos no NOCTULA Channel. Todos os aspetos destas peças foram pensados para facilitar a alimentação: cores, formas e materiais foram de grande importância.

loiça para idosos dificuldades

Este tema foi sugerido por Cristiana Pacheco Cardoso, sugere tu também ideias ou projetos interessantes para publicarmos no NOCTULA Channel através do nosso Facebook ou pelo email info@noctulachannel.com! :)

Sofia Marques Correia NOCTULER NOCTULA Channel

Este texto foi escrito pela NOCTULER Sofia Marques Correia. Gostavas de ver os teus textos no NOCTULA Channel? Envia-nos o tema sobre o qual queres escrever para info@noctulachannel.com.

Fonte: Razões para Acreditar, Observador

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, tens que ouvir o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Sugiro igualmente que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts