Em Portugal faz-se um planeamento e implementação de medidas para cada projeto, de forma independente dos restantes projetos e nunca numa escala regional ou nacional. Segundo a Estradas de Portugal (EP), seria interessante identificar os problemas de fragmentação e elaborar um plano de atuação a nível nacional.
O programa de monitorização da EP aponta para o grupo dos mamíferos como tendo as maiores taxas de atropelamento nas estradas. Mas alerta ainda para que outros grupos de animais possam estar a ser subestimados, devido à rápida degradação dos corpos.
Uma das medidas para diminuir o atropelamento de animais é a construção de passagens por baixo das estradas. Estas devem ser apelativas para os animais, para que se sintam seguros a utiliza-las, quer através de uma melhor integração paisagística das mesmas, quer através da colocação de passadiços secos nas passagens hidráulicas.
Outra medida é colocar vedações e evitar a degradação das mesmas, com uma base de 50 cm enterrada, o que dificulta a escavação sob a mesma por parte dos animais. A vedação deve contornar as passagens hidráulicas num ângulo oblíquo, encaminhando os animais para as mesmas.
Embora as medidas referidas não sejam igualmente eficientes para todas as espécies, a maioria dos mamíferos beneficiará da sua implementação. Já no que respeita às aves, ainda não existem soluções reconhecidamente eficazes para a minimização da sua mortalidade por atropelamento.
Na ARC – Wildlife Crossing Competition, um concurso em que várias empresas desenvolveram passagens para animais , o projeto hyper-nature venceu.
Apesar das estradas terem um elevado grau de impacte ao nível da fauna, a EP está empenhada em reduzi-lo. O contrato de concessão celebrado entre a EP e o Estado inclui dois parâmetros intimamente relacionados: a redução da mortalidade nas estradas e o aumento da utilização das passagens pelos animais.
Na subconcessão do Douro Interior vê os trabalhos que foram realizados pela NOCTULA – Consultores em Ambiente: http://noctula.pt/monitorizacao-dos-sistemas-ecologicos-subconcessao-douro-interior.
ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?
Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!
Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui…
Sugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!