Fiat cria a Fiat Safe Key, uma chave que não funciona se beberes

Ideias Brilhantes, Natasha Pádua, TodosComentários fechados em Fiat cria a Fiat Safe Key, uma chave que não funciona se beberes1688

Existem imensas campanhas de prevenção à condução perigosa, mas têm atuação limitada. Pensando em medidas mais eficazes, a Fiat está a testar uma chave para o carro que só funciona se o motorista não ingeriu álcool – Fiat Safe Key.

Sugestão de leitura:

Capa-livro-a-Perda-Lucia-Juliao

Segundo a Sociedade Portuguesa de Alcoologia, os “jovens portugueses têm vindo a adquirir padrões de consumo de álcool próximos dos nórdicos – grandes quantidades na mesma ocasião” e isto está relacionado com o facto das bebidas serem baratas e acessíveis. Além disso, o consumo de bebidas destiladas, mais graduadas, é cada vez mais intenso.

fiat safe key

alcoolímetro balão chave carro fiat

Chamado de Fiat Safe Key, o dispositivo faz parte de um projeto de consciencialização do risco de beber e conduzir. A chave inteligente desenvolvida pela Fiat contém um alcoolímetro, mais conhecido por “balão”, que mede a quantidade de álcool no sangue. A chave só funciona se as condições do condutor forem seguras. Se a luz vermelha aparecer, significa que o condutor ingeriu álcool acima da quantidade permitida e não está apto a conduzir. Ainda na impossibilidade da condução, a própria chave envia um sinal via Bluetooth para o telemóvel do dono do carro, que se conecta com uma aplicação de táxis ou envia um SMS para um contato previamente registado.

fiat safe key

Também nessa linha de restrição ao condutor está a invenção de um estudante de apenas treze anos. Krishna Reddy desenvolveu um dispositivo que deteta se o motorista está sob o efeito de drogas. A análise, que ocorre em poucos segundos, requer apenas uma câmara digital, uma lanterna e um rolo de papel higiénico.

Quando uma pessoa usa drogas, a pupila do olho dilata e reage de maneira diferente. Para medir a dilatação, a lanterna é colocada na direção do olho e o rolo de papel higiénico direciona a luz para a pupila. Então, a câmara filma a pupila e um software realiza a medição. Como a compressão da pupila é da ordem de milímetros, a olho nu é muito difícil de detetar. E a vantagem sobre o alcoolímetro é que este capta alterações de diversos tipos de drogas.

A tecnologia pode mesmo salvar muitas vidas. No Brasil, por exemplo, conduzir alcoolizado é a segunda causa de morte no trânsito.

Contudo, se a consciência não acompanhar estes dispositivos inovadores, de nada adianta. É possível burlar o sistema, fazer os testes no lugar dos amigos embriagados, é claro. Então, deixo-te as perguntas: soprarias a chave para um amigo bêbado? E se ele batesse o carro naquela noite?

Natasha Pádua NOCTULER NOCTULA Channel

Este texto foi escrito pela NOCTULER Natasha Pádua (natasha.padua@gmail.com), do Blog Eat Innovation, um site sobre as coisas incríveis que se fazem na área alimentar. Lê todos os artigos da Natasha aqui.

Também gostavas de ver os teus textos no NOCTULA Channel? Envia-nos o tema sobre o qual queres escrever para info@noctulachannel.com.

Fontes: G1ExameDN

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, tens que ouvir o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Sugiro igualmente que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts