emprego

O que fazer quando se está desempregado?

Como vencer, Sofia Marques Correia, TodosComments (1)5719

Quando se está desempregado, deve encarar-se o facto como um momento em que grandes oportunidades podem surgir. Devemos aproveitar para avaliar a nossa performance nos últimos anos, identificar os pontos fortes e fracos, e como melhorá-los, pensar no caminho que queremos seguir na carreira ou mesmo desenvolver uma nova carreira numa área diferente.

O site Emprego pelo Mundo, reuniu algumas dicas que podem ajudar num momento de desemprego:

Motivação pessoal: Pensa que não estás desempregado, mas sim à procurar novas oportunidades. Uma vez que o processo de encontrar um novo emprego é moroso, tenta sempre ocupar o tempo de forma a contribuir para o teu futuro. Em média, as pessoas demoram oito meses a arranjar emprego;

– Exercita o corpo de forma a diminuir o stress e espairecer. Já que tens mais tempo para a vida social, aproveita para estar com a família e amigos;

Procura vagas e oportunidades disponíveis na Internet ou em jornais todos os dias. Mantém-te informado sobre a atualidade e outros assuntos que podem ser abordados numa entrevista.

como ser confiante no trabalho

Como te podes manter ativo quando procuras emprego:

Formação e cursos

Descobre quais as competências que não tens que são necessárias na tua área e tenta desenvolvê-las. Tenta estar sempre atualizado, aumentando assim as condições de empregabilidade.

Ao ler as descrições das ofertas de emprego, procura padrões e tendências de requisitos pedidos pelos recrutadores na tua área.

Ao participar em formações, mantens-te atualizado, aprendes novas competências e é sempre uma oportunidade para fazer networking e criar relações.

Existem atualmente vários portais de ensino online, com cursos cada vez mais reconhecidos e valorizados. Um site de renome nesta área é o Coursera.

Voluntariado

Procura fazer trabalho voluntário que esteja relacionado com a tua área de atividade. Ao ajudar causas em que acreditas, mantens-te ativo, podes conhecer pessoas novas e demonstras que preferes estar ocupado e a desenvolver-te, do que estar parado.

voluntária trabalhador gatil gatos

Trabalho temporário

Aceita um trabalho em part-time ou projetos temporários. Alguns desempregados evitam este tipo de colaborações porque idealizam uma situação com maior estabilidade. A verdade é que ao estar a trabalhar mostra que estás ativo e, ao mesmo tempo, podem abrir-se portas e contactos. Além disso, não terás de justificar aquele período sem atividade no teu CV

Abrir o teu próprio negócio

Quando se está desempregado tem-se tempo para desenvolver ideias e podes dedicar-te a torná-las realidade. Há negócios que não precisam de investimento inicial e que podem começar apenas com muito trabalho e dedicação.

Optimiza o teu CV

Hoje em dia, o teu CV é pesquisado, analisado ou filtrado por sistemas informáticos. Ao usar as palavras-chave da tua área, estarás a corresponder melhor ao que os recrutadores procuram. Não te esqueças de manter o teu CV sempre atualizado.

Modelo de currículo editável em word

Se estás atualmente a enviar candidaturas, descobre quais os segredos para fazeres um Curriculum Vitae impressionante.

Sofia Correia NOCTULER NOCTULA Channel


Este tema é abordado no livro “Como conseguir emprego em 30 dias” da autoria de Pedro Silva-Santos.

Livro - Como conseguir emprego em 30 dias

Se pretendes que o workshopComo conseguir emprego em 30 dias” se realize na tua cidade, não hesites em contactar-nos por telefone ou por e-mailinfo@emprego30dias.com… 🙂

Visita regularmente a secção “Dicas” do site deste evento para poderes aprender várias estratégias que te permitirão destacar da multidão: www.emprego30dias.com/dicas

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, tens que ouvir o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Sugiro igualmente que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts