Step-up, a cadeira de rodas que sobe degraus

Ideias Brilhantes, Sofia Marques Correia, Todos, VídeosComentários fechados em Step-up, a cadeira de rodas que sobe degraus2838

Ao conviver com os sogros, que têm uma deficiência motora, o músico israelita Ilan Aviv teve uma ideia para melhorar a sua qualidade de vida e a de outras pessoas com os mesmos problemas: uma cadeira de rodas inovadora que consegue subir passeios e até escadas, chama-se Step-up e está a ser desenvolvida pela empresa ZAE.

Sugestão de leitura:

Capa-livro-a-Perda-Lucia-Juliao

Step-up cadeira de rodas

O sistema utilizado na Step-up resume-se como um par de arcos que se coloca na cadeira de rodas elétrica sem aumentar a sua largura, peso ou capacidade de virar. Quando o utilizador se depara com uma escada ou passeio, os arcos estendem-se para o degrau juntamente com as rodas frontais ficando as rodas traseiras paradas, havendo uma suspensão da cadeira no ar. De seguida, os arcos da roda traseira puxam a cadeira de rodas para a frente (ainda suspensa no ar) e quando ultrapassado o obstáculo, tanto os arcos como a cadeira de rodas, voltam à posição normal.

descer degrau cadeira de rodas

cadeira de rodas escadas

Além do seu fácil manuseamento, esta cadeira de rodas inclui um sensor que permite subir ou descer de obstáculos com até 20 cm, contrariamente às outras cadeiras de rodas que requerem manuseamento manual. Para além disto, o aparelho ainda permite entrar sem ajuda no autocarro.

A mesma empresa já tem várias soluções de cadeiras de rodas, nomeadamente uma “low cost”, leve e desenhada especialmente para crianças, que suporta um máximo de 40 kg.

cadeira de rodas elétrica step up

Subir escadas será a maior dificuldade para quem tem que usar uma cadeira de rodas. Para enfrentar este problema, para além da ZAE, existem mais pessoas a tentar encontrar soluções. Uma equipa de estudantes do Swiss Federal Institute of Technology e da Zurich University of the Arts desenvolveu uma cadeira de rodas que consegue subir e descer escadas sem a ajuda de ninguém, deram-lhe o nome de Scalevo.

Scalevo cadeira de rodas escadaria

Outra dificuldade com que muitos utilizadores de cadeiras de rodas se deparam é a deslocação de distâncias mais longas. Os transportes públicos nem sempre se encontram perto de casa e por vezes também é difícil a sua utilização para quem tem falta de mobilidade. Para solucionar este problema, têm surgido vários veículos adaptados. É o caso do Kenguru, um carro elétrico em que o condutor entra no veículo sem deixar a cadeira.

carro elétrico para utilizadores de cadeira de rodas

Sofia Marques Correia NOCTULER NOCTULA Channel

Este texto foi escrito pela NOCTULER Sofia Marques Correia. Lê todos os artigos da Sofia aqui.

Também gostavas de ver os teus artigos no NOCTULA Channel? Envia-nos o teu texto através do formulário “Submete um artigo”: www.noctulachannel.com/submete-um-artigo.

Fontes: Público P3, Green Savers

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, tens que ouvir o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Sugiro igualmente que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts