Ao percorrer o Laos de bicicleta, numa aventura de mais de 13 000 km pelo sudeste asiático, o fotógrafo Mark Watson reparou em algo estranho. Para qualquer lado que olhasse, havia sucatas deixadas pela guerra a ser usadas de formas extraordinárias.
O Laos é a nação mais bombardeada per capita no mundo. Durante a guerra civil, que durou de 1953 a 1975, os Estados Unidos da América deixaram cair no país mais de 2 milhões de toneladas de munições durante nove anos. Este ataque contaminou o país com bombas que não rebentaram, tendo resultado na morte de mais de 20 000 pessoas.
Muitas pessoas tentaram aproveitar a situação devastadora, recolhendo, vendendo e transformando o metal das bombas e armas. O metal é utilizado para criar objetos úteis, como vasos para as plantas, canoas para ir à pesca, badalos para vacas e até fundações para as casas.
Na fotografia seguinte, podem ver-se algumas canoas de pesca feitas de depósitos de combustível de longo alcance, deixados para trás pelos bombardeiros americanos durante a guerra secreta no Laos.
Recolher bombas é uma ocupação perigosa. Mais de 80 milhões de bombas não explodiram quando foram lançadas e os habitantes do Laos ainda sofrem uma média de duas mortes por semana devido a bombas e minas ativas. Há várias organizações sem fins lucrativos a limpar as bombas que não explodiram, mas à taxa de recolha atual, dizem que pode levar até 100 anos a conseguir encontrar e remover todas as bombas.
ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?
Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!
Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui…
Sugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!