espumantes vinhos bairrada rótulo

Sabes se o vinho está mesmo no ponto para beber?

Curiosidades, Ideias Brilhantes, TodosComments (2)3936

16Para um vinho ser completamente apreciado a temperatura a que está é fundamental. No entanto, nem sempre conseguimos que o vinho atinja a temperatura ideal, foi por isso que criaram os rótulos inteligentes para vinhos!

Estes rótulos inteligentes dão-nos a indicação quando o vinho está à temperatura ótima para ser bebido, mudando de cor quando tal acontece.

No Concurso de Ideias de Negócio da Vinha e do Vinho de 2014, uma iniciativa do Município de Anadia e do Instituto Politécnico de Coimbra, em parceria com o Curia Tecnoparque, foram recebidas 44 candidaturas, o projeto vencedor propôs a criação de rótulos termocromáticos para o vinho.

Vinho Concurso Ideias negocio anadia rotulo termocromático

Entrega do prémio durante o Seminário “Da Vinha ao Mercado – Novos Desafios”.

O autor da ideia de negócio vencedora chama-se Tiago Mouta, é licenciado em Engenharia do Ambiente e residente em Aguim. Tiago explicou que “o rótulo forneceria toda a informação ao consumidor ou escanção, permitindo que estes saibam quando um vinho, ou espumante vinho, está pronto a ser consumido nas suas condições ideais, por forma a maximizar as suas propriedades gustativas”.

No rótulo da garrafa existe um logótipo com uma tinta especial – termocromática, cuja composição reage quando submetida a uma temperatura inferior a aproximadamente 9 ºC, alterando a cor. Ao colocar a garrafa no frigorífico ou no congelador a área que indica “pode servir-se” e o respetivo logótipo passam a azul, indicando que o vinho está à temperatura ideal de consumo.

rótulos termocrométicos vinhos temperatura ideal

Tiago defende ainda que “sendo o espumante o produto de excelência da Bairrada, implementar uma mais-valia na rotulagem pode ser um factor diferenciador de sucesso no mercado, nacional e estrangeiro.”

“Os rótulos termocromáticos acrescentam valor ao produto final e estabelecem uma relação de confiança com os consumidores, ao proporcionar-lhes a experiência ideal de degustação.” Cada rótulo será personalizado em função da marca cliente e da ficha técnica do produto.

A tecnologia já existe e, inclusivamente, já foi implementada em embalagens de cervejas e mais recentemente no sector dos vinhos, quer em Portugal, quer no estrangeiro, sobretudo em vinhos rosé e verdes, que se servem frescos.

O vencedor do concurso ganhou um prémio monetário no valor de 2500 euros e um ano de serviços de incubação, caso crie uma empresa até final de 2014 e a instale na Incubadora de Empresas do Curia Tecnoparque, e é essa a sua ambição.

Tiago vai agora estruturar a ideia de negócio, reunir apoios e criar a empresa e diz que o um ano de incubação “é sem dúvida uma ajuda preciosa na consolidação do conceito”.

Sofia Correia NOCTULER NOCTULA Channel

Fontes: Local.pt, Expresso

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, sugiro que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Aproveita para ler o livro “Como conseguir emprego em 30 dias” em papel, PDF ou em formato ePub.

livro-como-conseguir-emprego-em-30-dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts