Fogão com gás natural

O que é mais vantajoso: os gases de botija ou o gás natural?

Energia, Gás, Selectra, TodosComentários fechados em O que é mais vantajoso: os gases de botija ou o gás natural?398

Estima-se que o consumo nas residências portuguesas dos gases GPL, os gases de botija (butano e propano), seja de 75% do consumo total, já o gás natural, segundo informes da ERSE, deverá atingir quase 1.5 milhão de consumidores entre 2016 e 2017. Mas, quais são as diferenças entre os gases de petróleo liquefeito e o gás natural? E, qual é o mais vantajoso?

Os gases de garrafa são obtidos do petróleo bruto e do refinamento do gás natural; este, por sua vez, é encontrado em bacias sedimentares marinhas e terrestres que poderão estar associadas ou não ao petróleo. Ambas as opções são consideradas fontes de energias limpas e amigas do meio ambiente, apesar dos grandes impactos que podem causar desde a sua exploração até ao seu transporte.

O gás natural, sem dúvida, é o mais seguro para uma residência, pois enquanto os GPL são gases pesados, este é menos denso do que o ar, por isso sobe e dissipa-se rapidamente pela atmosfera, diminuindo o risco de explosões em caso de fugas. Além disso, conserva melhor os equipamentos aos quais está conectado, o que reduz a necessidade de manutenção.

No entanto, é verdade que, tanto o butano como o propano são gases com um poder calorífico mais alto que o do gás natural, portanto, precisa-se de uma menor quantidade dos GPL, e também menor tempo, para se alcançar a mesma temperatura. Mas as vantagens dos gases de botija terminam por aí, já que a sua instalação é mais complexa, existe o grande inconveniente do transporte da botija até à residência e, ainda por cima, o consumidor corre o risco de ficar sem gás durante a utilização do mesmo.

Um ponto importante a ser acrescentado é que o propano também poderá ser canalizado e o seu uso, desta maneira, costuma ser comum em edifícios. Mas, apesar da instalação usada ser exatamente a mesma do gás natural, para o GPL é necessário um depósito comunitário (entre todos no mesmo condomínio, por exemplo), que deverá ser preenchido por um camião sempre que acabe; já no gás natural, o fornecimento vem desde gasodutos, espalhados por todo o país, que se unem a terminais subterrâneos de armazenamento. Apesar do preço do kWh do propano ser mais alto, como o seu poder calorífico é maior, a diferença entre o que o consumidor pagará por um ou pelo outro não costuma ser muito grande, apresentando uma ligeira vantagem para o gás natural; além disso, este permitirá que o cliente tenha o seu próprio contador em casa, o que possibilita um maior controle dos seus gastos.

Carlos Afonso Sobral, responsável da Selectra Portugal, empresa comparadora de preços de gás natural e eletricidade no mercado livre confirma que, se é possível (pois ainda existem lugares no país em que não é possível o abastecimento com gás natural), é sempre melhor optar por este numa residência: “com o gás natural, acabou-se todo o inconveniente que representam as botijas e o gasto anual quase sempre é um pouco menor.”.

Carlos só não recomenda o gás natural caso ainda não haja instalação para o mesmo no imóvel e o consumidor não pense em ocupá-lo por muito tempo, pois provavelmente o investimento não valeria a pena, e também nos lembra que, com o mercado livre do gás natural, desde 2006 podemos (e devemos) pesquisar qual a companhia que apresenta os melhores preços de comercialização e estimar com qual iríamos poupar mais a cada mês, antes de assinar um contrato.

noctuler-selectra

Este artigo foi produzido pela equipa Selectra, líder no aconselhamento de tarifas de gás natural e electricidade em França e Espanha e agora em Portugal. Atualmente tem ao seu dispor o site dirigido aos consumidores de energia onde podem comparar as tarifas e ter toda a informação relacionada com o mercado livre.

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO? TENS QUE LER ESTE LIVRO:

livro-como-conseguir-emprego-em-30-dias

Se preferires, podes ler o livro em formato PDFwww.noctulastore.com/produto/pdf-como-conseguir-emprego-em-30-dias/

ebook-PDF-como-conseguir-emprego-em-30-dias-600x800

Sugiro igualmente que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão! Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

Related Posts