steve jobs apresentação truques

7 truques para vender ideias à Steve Jobs

Como vencer, TodosComments (2)5026

Durante mais de 30 anos, Steve Jobs elevou o lançamento de produtos a arte. As suas técnicas, melhoradas ao longo dos anos, podem ser usadas por diretores de empresas, empreendedores, donos de pequenas empresas, educadores ou qualquer outra pessoa que queira inspirar uma audiência.

Aqui ficam sete formas com que Steve Jobs deslumbrava uma audiência, inspira-te e aprende truques para vender à Steve Jobs:

Já disponível no Brasil

nas livrarias SaraivaCultura

www.emprego30dias.com/videos

1 – Cria um momento “Caramba”:

Todas as apresentações de Steve Jobs tinha um momento que deixava toda a gente em êxtase – o momento “Caramba”. Estes “momentos” são programados com antecedência para complementar os slides, o website da Apple, comunicados de imprensa e anúncios.

Em 2008, Jobs tirou o MacBook Air de um envelope de papel para mostrar a toda a gente quão fino era o novo computador da Apple. Os bloggers ficaram loucos e foi a fotografia mais popular do evento.

truques para vender

2 – Cumpre a Regra dos Três:

A Regra dos Três é um dos mais poderosos conceitos na escrita. A mente humana só consegue reter três ou quatro “pedaços” de informação e Jobs tinha plena consciência deste princípio.

A apresentação de Steve Jobs era normalmente dividida em três partes. Durante o evento de setembro de 2009, Jobs descreveu a apresentação em três áreas: iPhone, iTunes e iPod.

Durante um evento em 2007, introduziu “três produtos revolucionários”: um mp3 player, um telefone e um comunicador Internet. Depois de repetir os três produtos várias vezes, ele revelou o grande anúncio-todos os três seriam embrulhado em um, o iPhone. A regra de três transformou em um momento “Caramba”.

Pergunta a ti mesmo: “quais são as três coisas que eu quero que o meu público saiba?” Não vinte coisas, apenas três.

3 – Partilha o palco

Jobs raramente fazia uma apresentação sozinho. Em vez disso rodeava-se com um elenco de suporte. Numa apresentação em setembro de 2009, participaram na apresentação um designer de software do iTunes, programadores de jogos e até a compositora e cantora Norah Jones.

Claro que é muito pouco provável que tenhas a Norah Jones na tua próxima apresentação, mas se poderes partilhar o palco com outro membro da equipa ou cliente, fá-lo.

4 – Apresenta heróis e vilões

Todos os grandes dramas têm um herói e um vilão. Steve Jobs era um mestre em criar drama. Podemos ver esta técnica desde 1984, quando a Apple lançou o Macintosh.

Jobs iniciou o lançamento ao pintar uma imagem da empresa IBM “big blue” decidida a “dominar o mundo.” A Apple, disse ele, será a única empresa a ficar no seu caminho. O público enlouqueceu.

As grandes apresentações têm um inimigo comum, para que o público se possa agrupar à volta do herói. A sua marca e o seu produto desempenham o papel do herói.

5 – Pensa visualmente

As apresentações da Apple são surpreendentemente simples e visuais. Por exemplo, havia muito pouco texto num slide de Steve Jobs.

Quando Jobs falou sobre a popularidade do iPhone em todo o mundo, o seu slide mostrou 23 bandeiras de diferentes países, em vez de nomes de países.

truques para apresentar como steve jobs

Quando disse que a App Store do iPhone estava a comemorar o seu primeiro aniversário, apareceu uma imagem de um bolo de aniversário com uma vela. Quando falou sobre os preços mais baixos do iPod, o novo preço foi acompanhado por fotografias dos iPods.

Isto é o que os psicólogos chamam de “superioridade de imagem”. Isto significa que as ideias são lembradas mais facilmente quando se apresenta texto e imagens do que apenas texto.

6 – Cria manchetes amigas do Twitter

A Apple facilita a vida aos meios de comunicação para eles falarem sobre os seus produtos – a empresa escreve as manchetes das notícias. Os jornalistas vão dizer que gostam de fazer as manchetes das suas notícias, mas porque razão centenas deles usaram “computador portátil mais fino do mundo” para descrever o MacBook Air? Porque essa foi a maneira como Steve Jobs o descreveu, e, francamente, é difícil apresentar uma maneira melhor para o dizer.

Jobs descrevia sempre um novo produto com uma frase concisa que se encaixa numa publicação de 140 caracteres do Twitter. O que é um iPod? “Um mil músicas em seu bolso.” Se ainda não conseguiste descrever o que fazes numa frase volta à estaca zero.

7 – Vende sonhos, não produtos

Steve Jobs estava empenhado em mudar o mundo e transparecia a sua paixão em cada apresentação. Qualquer pessoa pode aprender as técnicas específicas para criar slides visualmente criativos, mas esses slides não servirão de nada se apresentares a tua ideia ou produto sem qualquer paixão ou entusiasmo.

Quando Jobs apresentou o iPod em 2001, ele disse que a música era uma experiência transformadora e que à sua maneira, a Apple estava a mudar o mundo.

Onde a maioria dos observadores viu um leitor de música, Jobs viu uma oportunidade de criar um mundo melhor para os seus clientes. Essa é a diferença entre Jobs e a grande maioria dos líderes medíocres, ele estava verdadeiramente empenhado em mudar o mundo e ele não tinha medo de o dizer.

Fonte: Este artigo é original de Dan McCarthy, baseado no livro “The Presentation Secrets of Steve Jobs: How to be Insanely Great in Front of Any Audience” de Carmine Gallo.

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em WordSugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts