A vitória de Trump e a sua influência no mercado de Energias

Ambiente, Energia, Green World, Política, Selectra, TodosComentários fechados em A vitória de Trump e a sua influência no mercado de Energias983

Na COP22, Conferência das Partes Sobre o Clima, em Marraquexe, representantes de mais de 190 países, que discutem sobre os detalhes do acordo de Paris para reduzir as alterações climáticas, tremem com a vitória de Trump e o medo de que ele cancele o Acordo de Paris, como afirmou que o faria durante a sua campanha, influenciando assim o mercado de energias.

A ministra francesa do meio ambiente, durante a COP22, Ségolène Royal, afirmou que Donald Trump não pode impedir a aplicação do acordo assinado no ano passado, porque o mesmo prevê que os países não podem cancelar os seus compromissos durante os seguintes quatro anos. No entanto, o futuro presidente dos Estados Unidos, poderá cancelar as políticas domésticas que começaram durante o governo de Obama, como já sugeriu anteriormente. O mesmo também prometeu acabar com os subsídios para as energias limpas (eletricidade eólica e solar), recuperar a queima de carvão e cancelar medidas que visem reduzir o consumo de combustíveis fósseis.

Segundo Trump, o aquecimento global é uma farsa inventada pela China para prejudicar o seu país e retirar emprego aos cidadãos americanos. O multimilionário, seguindo esta mesma linha, já nomeou outro “negacionista” das alterações climáticas para dirigir a transição de poder na Agência de Proteção do Ambiente (EPA), o diretor de um lóbi financiado pela indústria carbonífera, Myron Ebell, que também dirige a Cooler Heads Coalition, um grupo que tem como intenção “desmontar os mitos do aquecimento global”.

Publicidade – Vais adorar ler este romance:

Capa-livro-a-Perda-Lucia-Juliao

Vê os vídeos de alguns capítulos, aqui.

A realidade é que esta expectativa de que o novo líder americano se preocupa mais com as indústrias do carvão, petróleo e gás, do que com as renováveis, gerou uma grande queda no valor das ações no sector das energias limpas.

A EDP Renováveis, que tem nos EUA o seu principal mercado, foi a empresa mais penalizada na bolsa de Lisboa, no dia em que foi anunciada a vitória do concorrente de Hillary Clinton. A companhia de energia espanhola, Iberdrola, também apresentou uma queda de mais de 2% nas suas ações, já as fabricantes de turbinas eólicas dinamarquesas e alemãs, Vestas e Nordex, respectivamente, caíram mais de 8%. Enquanto isso, a Glencore, maior trader de carvão do mundo, subiu as suas ações a mais de 5% durante a metade da semana em que foi escolhido o novo sucessor de Obama.

No entanto, o diretor-geral de energia da Comissão Europeia, Dominique Ristori, tenta manter-se positivo em relação às políticas energéticas de Trump, “ficaria surpreendido se a aposta nas energias renováveis parasse, pelo benefício que têm tido e têm no país. Há muitas empresas privadas e muita inovação tecnológica envolvida” afirmou durante uma conferência no âmbito da entrega do prêmio REN.

Carlos Afonso Sobral, responsável da Selectra Portugal, empresa comparadora de tarifas de energia no mercado livre, afirma “esperamos que Trump reconsidere a sua política em relação às energias. Estados Unidos é o segundo país mais poluente do mundo e seria um verdadeiro retrocesso se voltassem a investir com maior força em energias de origem fóssil, em vez das energias limpas.”.

Vale aqui lembrar que, mundialmente, o setor das energias renováveis alcançou um crescimento recorde em 2015, com um aumento de 26% na energia solar e de 17% na eólica. Só nos EUA, no primeiro trimestre de 2016, a energia solar foi responsável por 64% da nova capacidade de geração instalada no país.

noctuler-selectra

Este artigo foi produzido pela equipa Selectra, líder no aconselhamento de tarifas de gás natural e electricidade em França e Espanha e agora em Portugal. Atualmente tem ao seu dispor o site dirigido aos consumidores de energia onde podem comparar as tarifas e ter toda a informação relacionada com o mercado livre.

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, tens que ouvir o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Sugiro igualmente que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts