Transição Agroecológica: Agricultura rumo à sustentabilidade!

Plant.aí, TodosComentários fechados em Transição Agroecológica: Agricultura rumo à sustentabilidade!2108

A agricultura atual tem mostrado uma grande eficiência produtiva. No entanto, tem provocado diversos impactos sociais e ambientais, que se apresentam na forma de erosão dos solos, contaminação das águas superficiais e subterrâneas, redução da biodiversidade e perda da sabedoria tradicional, dependência económica e redução das oportunidades de trabalho. Para a solucionar estes problemas, surgiu um novo conceito: A Agroecologia!


Em que consiste o termo Agroecologia?

A agroecologia refere-se ao estudo da agricultura, através de uma perspetiva que junta duas disciplinas científicas: agronomia e ecologia. Como uma ciência, a agroecologia é a “aplicação da ciência ecológica ao estudo, projeto e gestão de agroecossistemas sustentáveis”. Com um conjunto de práticas agrícolas, a agroecologia procura formas de aperfeiçoar os sistemas agrícolas imitando os processos naturais, criando interações biológicas benéficas e sinergias entre os componentes do agroecossistema.


Este novo paradigma de apropriação da natureza mostra-nos que pode haver equilíbrio entre os componentes social, económico e ambiental.

Desde as evidentes vantagens ambientais devido à não utilização de pesticidas e fertilizantes químicos, até às vantagens económicas e sociais devido a uma partilha de lucros sem comparação possível, passando pelas vantagens em termos de saúde humana e de resiliência face à crise energética, a Agroecologia vem estimular a transição dos modelos de produção da agricultura convencional atual, em direção a uma agricultura sustentável.

Uma ampla gama de técnicas baseadas na perspetiva agroecológica tem sido desenvolvida e testada com sucesso, de forma a atingir os resultados desejados na produção e sustentabilidade. As técnicas de conservação de recursos com baixa utilização dos processos industriais, têm contribuído para melhorar significativamente a produtividade.

Agroecologia

Um dado importante na discussão deste assunto, é por exemplo, a distribuição de alimentos por uma população mundial que deverá chegar aos 9 bilhões até 2050, impondo aos lideres mundiais, o desafio de aumentar a produção agrícola de forma mais sustentável.

Miguel A. Altieri, presidente da SOCLA – Sociedade Científica Latinoamericana de Agroecologia, refere que “em Cuba, onde existe a única agricultura “post-petróleo” do mundo, num hectare produzem alimentos suficientes para alimentar 15 a 30 pessoas com uma eficiência energética de 15 a 30. Isto significa que eles obtém 30 kilocalorias por cada kilocaloria que gastam no cultivo: a eficiência média da agricultura industrial é 1,5.”

Olivier De Schutter, porta-voz da ONU para o direito à alimentação, concluiu que “onde há mais pobreza, a agroecologia permite um elevado aumento da produtividade agrícola em relação aos métodos dependentes de pesticidas e fertilizantes químicos, enquanto contribui para a diminuição da fome e para a melhoria das condições de vida dos agricultores.

Ciclo da Agroecologia

Na transição para uma agricultura sustentável, a agricultura familiar será mais vantajosa que a tradicional, seja pelo tamanho, diversidade de cultivo, flexibilidade, capacidade de gestão, aspectos de mão-de- obra mais qualificada, ou a aptidão à conservação dos recursos naturais.

Além disso, estamos a expôr as populações inteiras a agentes químicos extremamente prejudiciais. Agentes químicos que, em muitos casos, têm efeitos acumulativos. Atualmente, este tipo de exposição começa a prejudicar a população mundial, tanto no contacto direto como no contacto indireto.

É neste contexto de envolvimento de efeitos prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente do atual processo produtivo, que a transição agroecológica se afirma como um modelo alternativo e viável, pois permite a evolução e manutenção da atividade produtiva, envolvendo princípios sustentáveis, elevando desta forma a agricultura a um novo patamar agroecológico.

O foco neste novo sistema de agricultura sustentável, não implica apenas mudanças na base técnica da agricultura, mas também na busca de melhorias na qualidade de vida e nas condições para o exercício da cidadania da população rural, participante dos processos de desenvolvimento rural sustentável.

Agroecologia

É de salientar que a transição agroecológica não é uma volta ao passado, mas sim um avanço decisivo em direção a um “futuro sustentável”.

Planta.aí NOCTULER NOCTULA Channel

Este texto foi escrito pelo NOCTULER Bruna Oliveira da Plant.aí, uma aplicação mobile que recompensa os utilizadores que consumirem produtos de empresas da rede Plant.aí, sendo a compra convertida em plantação de árvores. Lê todos os artigos da Plant.aí aqui.

Também gostavas de ver os teus artigos no NOCTULA Channel? Envia-nos o teu texto através do formulário “Submete um artigo”: www.noctulachannel.com/submete-um-artigo. Se tiveres alguma dúvida, envia-nos um email para info@noctulachannel.com ou fala connosco através do Facebook.

Fontes: Agriculturesnetwork, Sustentabilidade não é palavra é acção

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, sugiro que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Aproveita para ler o livro “Como conseguir emprego em 30 dias” em papel, PDF ou em formato ePub.

livro-como-conseguir-emprego-em-30-dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts