Tijolos de Mariana – a lama que destrói, agora também reconstrói!

Ideias Brilhantes, Natasha Pádua, TodosComments (1)1026

Em novembro de 2015, o município de Mariana, em Minas Gerais, no Brasil, foi devastado por lama tóxica, resultante do desabamento de duas barragens. 32,5 milhões de metros cúbicos de resíduos de minério de ferro foram arrastados, destruído toda a comunidade. Este foi o pior desastre ambiental do país e alastrou-se por mais de 500 km do local do desabamento da barragem, chegando ao litoral do Estado do Espírito Santo. A tragédia, além de destruir a região, ainda deixou mais de 20 mortos e milhares de famílias desalojadas.

Estima-se que a recuperação de toda a área afetada, demorará no mínimo 10 anos. No entanto, na sequência desta tragédia, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e os alunos de Laboratório de Geomateriais e Geotecnologia da Escola de Engenharia  da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com a agência de publicidade Grey Brasil, iniciaram o projeto Tijolos de Mariana, que tem o objetivo de transformar a lama da tragédia em matéria-prima limpa e atóxica para a produção de tijolos artesanais, permitindo a reconstrução de casas para os desalojados.

Tijolos Mariana

Os tijolos são fabricados de forma artesanal, a partir do resto de resíduos deixado pelas barragens. A iniciativa produz cerca de 1000 tijolos por mês, desde que iniciou os trabalhos em janeiro, no entanto, para ampliar a produção, foi iniciada uma campanha de financiamento coletivo, criada no Kickante. Este movimento pretende que o dinheiro arrecadado seja usado para a construção de uma fábrica, capaz de dar escala industrial ao projeto. Estima-se que em apenas um ano, 700 toneladas de lama sejam retiradas, o que resultará em 1,2 milhões de tijolos.

As etapas de fabricação destes tijolos consiste em: retirar a lama; filtrar de forma a transformar os resíduos num composto limpo e atóxico; produzir tijolos através de um processo ecológico (que não envolve emissão de gases); reconstrução, venda e desenvolvimento da economia da região.

processo de produção de tijolos

Além da utilização na reconstrução da cidade, os tijolos também serão vendidos em lojas de materiais de construção de todo o país, gerando empregos e desenvolvendo a economia de toda a comunidade afetada. Este projeto não é financiado pelo governo e nem por empresas mineiras, por isso a contribuição da sociedade é ainda mais importante.

tijolos

Participe nesta campanha de angariação de fundos e faça a diferença. Faça parte dos Tijolos de Mariana. Para contribuir e ajudar, basta fazer sua doação aqui.

Natasha Pádua NOCTULER NOCTULA Channel

Este texto foi escrito pela NOCTULER Natasha Pádua (natasha.padua@gmail.com), do Blog Eat Innovation, um site sobre projetos inovadores da área alimentar. Lê todos os artigos da Natasha aqui.

Também gostavas de ver os teus artigos no NOCTULA Channel? Envia-nos o teu texto através do formulário “Submete um artigo”: www.noctulachannel.com/submete-um-artigo.

Fontes: El País

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, sugiro que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Aproveita para ler o livro “Como conseguir emprego em 30 dias” em papel, PDF ou em formato ePub.

livro-como-conseguir-emprego-em-30-dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts