Tesla por um mundo sustentável

Ambiente, Eletricidade, Energia, Energias Renováveis, Selectra, TodosComentários fechados em Tesla por um mundo sustentável306

Depois de investir em carros elétricos, chegou a hora de a Tesla entrar também nas nossas casas, através das telhas solares.

Desde 2003, a Tesla, empresa que começou no ramo automotivo, vem desenvolvendo carros elétricos de alto desempenho, mas só no ano de 2013 veio a registar lucro pela primeira vez nos seus, até então, 10 anos de existência. No entanto, a criadora do primeiro carro desportivo totalmente elétrico, resolveu dar um passo a mais e, no último mês de novembro, anunciou a compra da Solarcity, companhia dedicada à energia solar, cujo CEO é o mesmo da Tesla, Elon Musk.

Poucos dias depois também ficamos a saber que uma ilha da Samoa Americana, Ta’u, passou a ter quase 100% da sua necessidade energética abastecida através da combinação entre painéis solares da Solarcity e as baterias da Tesla, que garantem o fornecimento energético por até três dias, mesmo que a ilha esteja sem sol durante este período e que, com apenas sete horas, já estão recarregadas. Até este momento, Ta’u era totalmente dependente da importação de energias fósseis que abasteciam os geradores do local, uma fonte que, além de poluente, era pouco confiável e costumava deixá-los com muitas falhas de energia, principalmente, porque houve momentos em que o barco que trazia o gasóleo chegou a passar meses sem ir até à ilha.

Agora chegou a vez de a Tesla apresentar as novas telhas solares, com uma imagem que em nada lembram os painéis solares pouco elegantes, mas combinam a tecnologia com o tradicional desenho das telhas que temos nas nossas residências. Com este sistema, uma casa não parece estar equipada com os painéis solares. “Precisamos de tornar os painéis solares tão atrativos como já fizemos com os carros elétricos” – explicou o líder da companhia. Estão disponíveis em quatro modelos imitando diferentes tipos de telhas e, apesar de serem feitas de vidro, são mais resistentes que as telhas de cerâmica e ardósia e contam com uma cobertura que as torna opacas quando vistas de lado, mas permitem a entrada da luz solar por cima.

Este teto solar, que deverá começar a ser comercializado no próximo ano, pretende não só ser bonito, mas também acessível, pois contará com um preço equivalente ou inferior ao das telhas normais. Elon Musk, ao apresentar o novo investimento da companhia, afirmou que “a tesla não é só uma empresa de carros. O objetivo real é inovar o futuro da energia. Os carros são uma parte da solução.”. O CEO da empresa mostra que querem contribuir para um mundo mais sustentável com o desenvolvimento de tecnologias para energias renováveis e colaborando a livrar o mundo de uma das suas maiores fontes poluentes, os combustíveis fósseis.

A outra novidade anunciada pela empresa é a construção de uma nova mega fábrica na Europa e, aparentemente, Portugal e Espanha estão entre os países mais cotados para a instalação da mesma.

Carlos Afonso Sobral, responsável da Selectra Portugal, empresa comparadora de tarifas de energia no mercado livre, comenta o assunto: “Sabemos que, com as novas metas da Comissão Europeia de diminuir a emissão de CO2 em 40% até 2030 e ter 30% do seu consumo de energia proveniente de fontes renováveis, as tecnologias criadas pela Tesla, ao serem trazidas diretamente para a Europa, só poderão ser favoráveis a este ambiente e, se o investimento é feito desde o nosso país, ainda melhor.”.

Sabe-se que há alguns meses atrás, o secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, esteve reunido em Portugal com representantes da companhia norte-americana. A abertura de vagas de emprego para trabalhar na Tesla em Lisboa, e também em Barcelona, ajudaram a criar a ilusão de que a empresa poderá ter a sua fábrica na Península Ibérica.

noctuler-selectra

Este artigo foi produzido pela equipa Selectra, líder no aconselhamento de tarifas de gás natural e electricidade em França e Espanha e agora em Portugal. Atualmente tem ao seu dispor o site dirigido aos consumidores de energia onde podem comparar as tarifas e ter toda a informação relacionada com o mercado livre.

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, sugiro que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Aproveita para ler o livro “Como conseguir emprego em 30 dias” em papel, PDF ou em formato ePub.

livro-como-conseguir-emprego-em-30-dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts