Tendências das redes sociais e o seu impacto nas marcas

Curiosidades, Redes sociais, Selectra, TodosComentários fechados em Tendências das redes sociais e o seu impacto nas marcas331

As redes sociais são plataformas compostas por pessoas e organizações que compartilham valores e ditam tendências. Mas até quando se mantém esta “moda” e de que maneira as empresas poderão tirar partido dela?

Apesar de as redes sociais fazerem parte do nosso dia-a-dia, a ONU divulgou um relatório onde indica que mais de metade da população mundial não usa a Internet. Mulheres, idosos, pessoas menos instruídas, com menor rendimento e as populações rurais têm menos percentagem de acesso ao mundo das tecnologias de informação.

Tudo muda bastante rápido neste mundo da Internet e telecomunicações e por isso não é possível calcular o prazo de validade de uma tendência, tornando a diferenciação um ponto fulcral nestas mudanças.

Em Portugal, as redes sociais mais populares são o Facebook e o Youtube que estão presentes no topo da lista de usuários e utilização. Já o Google Plus, Instagram, Twitter, LinkedIn e o Snapchat ganham apenas por número de usuários, no entanto, estas também não são uma realidade para a maioria das pequenas empresas nacionais. Apenas 45% das empresas, com pelo menos uma dezena de funcionários, utilizam meios de comunicação digital para se conectarem, criarem e trocarem conteúdos online.

Como maximizar o potencial das tendências nas redes sociais? Carlos Afonso Sobral, responsável da Selectra Portugal, empresa comparadora de tarifas de telecomunicações, fala sobre o tema: “É verdade que as pessoas valorizam cada vez mais as recomendações dos amigos no Facebook, e por isso as empresas devem apostar nas vendas sociais. É dificil descobrir a forma de funcionamento de algoritmos das redes sociais, mas as empresas e marcas devem testar estratégias para obterem melhores resultados.”.

O Facebook é hoje a rede social com mais adesão, mas será que terá o mesmo fim que as antigas redes sociais? O Instagram tem vindo a aumentar os seus usuários a uma velocidade bastante elevada. Cria tendências e é atualizado com bastante regularidade de modo a adaptar-se às mudanças sociais e profissionais.

Apesar de algumas alterações no Instagram deixarem os utilizadores insatisfeitos, algumas destas atualizações podem ser uma mais valia para as marcas. As Instagram Stories (inspiradas no Snapchat) são uma novidade da famosa rede de partilhas de fotos e vídeos, que tem vindo a trazer muitas polémicas entre os utilizadores. A mais recente atualização permite aos usuários terem conhecimento, a partir de uma notificação, de quando os seus seguidores fazem uma captura de ecrã nas mensagens instantâneas.

As marcas poderão tirar partido desta tendência de modo a criar diferenciação, gerar ligações pessoais entre marca e usuários, obter informações em tempo real e saber qual o impacto de uma campanha nos consumidores, potencializando o seu negócio numa era em que publicações, likes e interações pessoais ajudam a vender.

noctuler-selectra

Este artigo foi produzido pela equipa Selectra, líder no aconselhamento de tarifas de gás natural e electricidade em França e Espanha e agora em Portugal. Atualmente tem ao seu dispor o site dirigido aos consumidores de energia onde podem comparar as tarifas e ter toda a informação relacionada com o mercado livre.

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, sugiro que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Aproveita para ler o livro “Como conseguir emprego em 30 dias” em papel, PDF ou em formato ePub.

livro-como-conseguir-emprego-em-30-dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts