• teia de aranha
  • árvores com teias de aranha
  • aracnídeos
  • cheias no paquistão
  • cheias no paquistão

Teia de aranha gigante

Slide, Todos, UAU!Comments (1)12321

A teia de aranha é usada como armadilha para capturar pequenos animais, na maioria insetos, de que essas aranhas se alimentam.

Russell Watkins, U.K. Department for International Development paquistão

Teia de aranha gigante no Paquistão depois das grandes cheias de 2010. Fotografia: Russell Watkins, U.K. Department for International Development

Os fios dessas teias, feitos de seda, são produzidos em glândulas especiais, localizadas no abdómen da aranha. Cada espécie de aranha tem um padrão de teia típico, pelo qual se pode, muitas vezes, classificá-la.

Já disponível no Brasil

nas livrarias CulturaSaraiva

www.emprego30dias.com/videos

Apesar de assustadora, uma teia de aranha gigante é uma eficiente máquina de caçar mosquitos.

Em muitos casos, as aranhas atuam em conjunto e fazem teias gigantes de vários metros. No Lago Tawakoni State Park (Texas, E.U.A.) foi encontrada uma teia com cerca de 183 metros, que se espalhava por mais de sete árvores e dezenas de arbustos.

Os guardas afirmam que quando a encontraram pela primeira vez, a teia era branca, passo um tempo voltaram ao local e estava castanha. Quando se aproximaram ouviram um zumbido forte, estava coberta com milhões de mosquitos!

aracnídeos

Teia de aranha gigante no Lake Tawakoni State Park. Créditos: www.trendonyms.com

No Paquistão, em 2010, no pico das cheias a área inundada tinha o tamanho de Inglaterra, quase 2000 pessoas morreram e 20 milhões foram afetadas. Nesta altura as aranhas colonizaram o topo das árvores, algumas morreram com a diminuição da luz solar que atingia as folhas. No entanto, estas teias gigantes mataram muitos mosquitos na região, diminuindo o risco de malária.

árvores com teias de aranha

cheias no paquistão

cheias no paquistão

Fotografia: Russell Watkins, U.K. Department for International Development

Também na Austrália, em 2011, registaram-se chuvas muito intensas, e as cheias forçaram as aranhas, e pelo menos 13.000 pessoas, a fugir, segundo a Reuters. As aranhas teceram teias grossas à medida que o aumento das águas as forçava a ir para locais mais altos em Wagga Wagga.

Daniel Munoz, Reuters

spider-webs-australia-floods-plant Daniel Munoz, Reuters

spider-webs-australia-floods-Daniel Munoz Reuters

Fotografias: Daniel Munoz, Reuters

Normalmente, as teias de aranha apanham animais pequeno como insectos. No entanto, podem ser apanhados pequenos morcegos ou até pássaros.

teia de aranha

Morcego preso em teia de aranha.

Mas a seda não serve apenas para fazer teias, uma utilidade bem comum é o “cabo de segurança”. Conforme as aranhas se movem de um lugar para outro, deixam um fio fino atrás delas. Assim como um alpinista, a aranha usa o fio como um cabo de segurança. Se ela ficar em perigo, pode rapidamente trepar pelo fio de teia.

Vais adorar ler este romance:

Capa-livro-a-Perda-Lucia-Juliao

Vê os vídeos de alguns capítulos, aqui.

Outro uso comum da seda é a construção do “berçário”. Em algumas espécies, a fêmea tece um grosso casulo protetor para o desenvolvimento dos ovos e algumas vezes das crias, após o nascimento.

Fontes: Bio Curiosidades, National Geographic (Austrália), National Geographic (Paquistão), www.trendonyms.com
 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em WordSugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts