Biostamps – A tecnologia que vai cuidar de ti

Ideias Brilhantes, Natasha Pádua, Todos, VídeosComentários fechados em Biostamps – A tecnologia que vai cuidar de ti1365

Com a correria do dia-a-dia é fácil esquecer o essencial. O que é essencial? Cuidar de nós mesmos e da nossa saúde. Os carros são equipados com sensores que avaliam os indicadores vitais do veículo, apontando a necessidade, por exemplo, de trocar o óleo. Então, por que não monitorizar o nosso corpo da mesma forma? Com a nova geração de adesivos para a pele, esse cuidado tornou-se mais fácil.

A startup americana MC10 é especializada em biostamps, adesivos com sensores para o corpo. Estes adesivos são tão finos que também podem ser denominados por tatuagens temporárias e podem ficar na pele durante uma semana.

bioeletronicos berkeley adesivo saúde tecnologia

sensor Saverio Truglia wearable adesivos

Os biostamps são dispositivos flexíveis que incluem circuitos elétricos e os dados são transmitidos por NFC (near-field communication), a mesma frequência utilizada nos telemóveis.

O sensor borboleta (que se pode ver na imagem abaixo, à esquerda) controla a exposição do nosso corpo aos raios ultravioleta do Sol, o sensor representado no meio da imagem possui corantes sensíveis para detetar substâncias químicas no suor, e o sensor circular (à direita) controla a pressão sanguínea.

biostamp adesivo controlar saúde tecnologia

O objetivo destes biossensores é analisar as nossas funções vitais e de saúde de uma forma constante, evitar um check-up anual cheio de exames, e tratar qualquer anomalia logo quando surge, evitando tratamentos mais caros, invasivos e complexos mais tarde.

A L’Oréal está a desenvolver um biostamp em conjunto com a MC10. Trata-se de um dispositivo que analisa a hidratação da pele para futuramente testar a eficácia dos seus cosméticos e estudar as alterações na irrigação da pele com o passar da idade.

adeviso monitorização saúde

tatuagem medicinal tecnologia

Outra linha de investigação desta tecnologia é a utilização dos biostamps para medir o nível de stress em controladores de voo e a qualidade do sono em pacientes.

Feridas na pele podem causar infeções muito graves. Por isso, uma equipa da Universidade de Berkeley, na Califórnia, está a trabalhar num adesivo eletrónico que deteta danos na pele antes mesmo destes se tornarem visíveis. Isso é possível porque as alterações elétricas causadas pela morte celular são captadas pelo curativo.

A inovação está cada vez mais ao serviço da melhoria da nossa qualidade de vida. E tu, o que tens feito pela saúde?

Natasha Pádua NOCTULER NOCTULA Channel

Este texto foi escrito pela NOCTULER Natasha Pádua (natasha.padua@gmail.com), do Blog Eat Innovation, um site sobre projetos inovadores da área alimentar. Lê todos os artigos da Natasha aqui.

Também gostavas de ver os teus textos no NOCTULA Channel? Envia-nos o tema sobre o qual queres escrever para info@noctulachannel.com.

Fontes: Spectrum IEEEDigital Trends

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, tens que ouvir o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Sugiro igualmente que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts