tarifas sociais

As Tarifas Sociais de Energia pela Europa

Eletricidade, Energia, Gás, Gás de botija, Gás natural, Selectra, Tarifas Sociais, TodosComentários fechados em As Tarifas Sociais de Energia pela Europa524

Sabia que o desconto atribuído às tarifas sociais de eletricidade, em Portugal, são absorvidos pelas empresas produtoras, enquanto que, em muitos outros países, o mesmo é pago pela população através de impostos cobrados pelo Governo?

Neste Dia Nacional da Energia, a Selectra, portal informativo sobre o mercado energético, preparou um relatório para que possamos entender melhor como funcionam as tarifas sociais em Portugal e comparar com alguns outros países europeus, onde a empresa também opera: Espanha, Itália, França, Grã-Bretanha (mas apenas Inglaterra, Escócia e País de Gales) e Bélgica.

Lançamento no Brasil: 3 de julho de 2018

Reserve já o seu exemplar na Saraiva

www.emprego30dias.com/videos

Há aproximadamente dois meses, o Secretário de Estado de Energia, Jorge Seguro Sanchez, afirmou que já existiam 820 mil famílias em Portugal a contar com a ajuda das tarifas sociais de energia (um ano antes, este valor era de apenas 140 mil). Desde julho de 2016, a atribuição da mesma passou a ser um processo automático, realizado através do cruzamento de dados entre a Segurança Social e a Agência Tributária, que verificam quais os titulares que reúnem os requisitos necessários para receberem tal benefício – o que fez com que muito mais lares portugueses fossem favorecidos. O processo é similar na França, onde a comercializadora envia uma lista dos seus clientes ao Estado e os órgãos competentes do mesmo tratarão de verificar quem poderá tornar-se beneficiário. Já em países como Espanha, Bélgica, Itália ou Grã-Bretanha, os cidadãos precisam, primeiramente, enviar uma solicitação para que a sua condição seja verificada. Inclusive, em alguns, caso o titular da energia não avise à comercializadora que já não reúne os requisitos necessários para usufruir do benefício, poderá sofrer uma penalização económica.

Considerando os países estudados pela Selectra para esta análise, o nosso pequeno território, apesar de contar com as tarifas energéticas mais altas, também garante aos consumidores vulneráveis, um dos maiores descontos: 33,8% na eletricidade e 31,2% no gás natural; enquanto que na Espanha, onde só os usuários de eletricidade têm direito às tarifas sociais, o abatimento é de 25% nas faturas; na Itália são 20% na luz e outros 15% no gás natural; na França poderá variar entre 71 e 140 euros ao ano (dependendo da potência, no caso da eletricidade) e 23 e 183 euros ao ano (de acordo com o nível de consumo de gás natural); na Bélgica, este desconto não tem um preço fixo e é revisado a cada 6 meses; ao passo que, na Grã-Bretanha, as ajudas económicas são apenas durante o período de inverno.

Neste último, o sistema é muito interessante. Não existe, exatamente, uma tarifa social como a de Portugal, mas um conjunto de três assistências diferentes: a Cold Weather Payment Scheme, a Winter Fuel Payment e a Energy Company Obligation. A primeira corresponde a uma ajuda de 25 libras a cada conjunto de 7 dias em que a temperatura seja igual ou inferior a zero graus e é destinada a pensionistas, desempregados ou lares com crianças que apresentem alguma deficiência; a segunda é um auxílio aos idosos, durante o inverno, de entre 100 a 300€ anuais – ambas as ajudas económicas são recebidas diretamente na conta bancária do titular. Por último, a Energy Company Obligation, é um acordo do Governo com a entidade reguladora de energia, OFGEM, a consumidores considerados em situação vulnerável, e que consiste na instalação de isolamentos térmicos e uma melhora no sistema de aquecimento para gerar uma eficiência energética e contribuir para uma poupança nas suas faturas.

Já em França, um ponto que podemos destacar é que, as famílias beneficiadas com a tarifa social, além de receberem o desconto já citado anteriormente, também não precisam pagar a ligação do abastecimento e, ainda, recebem uma dedução de 80% nas taxas de religação da energia devido a um corte por falta de pagamento.

Veja no quadro abaixo mais algumas diferenças entre o sistema das tarifas sociais em Portugal com o de outros países europeus (clique na imagem para ver a tabela original):

tarifas sociais

“Portugal, desde que passou para o sistema automático de atribuição das tarifas sociais, avançou muito no tema e muito mais famílias puderam ser agraciadas com o benefício. Um ponto alto das tarifas sociais no nosso país, em relação a alguns dos outros citados no estudo, é que, aqui, todas as comercializadoras são obrigadas a oferecê-las, portanto, os portugueses são livres de escolher a companhia que querem contratar e, posteriormente, caso o cliente reúna a condição para ser beneficiário da tarifa social, esta ser-lhe-á atribuída automaticamente.”, comenta Carlos Afonso Sobral, responsável da Selectra Portugal.

Um dos aspectos ainda muito criticados no nosso país, em relação às tarifas sociais, é que ainda não engloba os gases de botija, principalmente, se consideramos que o gás natural ainda não chega a muitas regiões e, portanto, ainda existem muitos consumidores que utilizam, para abastecer as suas casas, as garrafas de propano e butano (cujos preços aumentam a cada ano, enquanto o do gás natural, sofre uma descida). O Governo já afirmou estar a estudar a possibilidade, mas por enquanto, ainda é vista como uma ideia pouco viável.

gás de botija

Este artigo foi produzido pela equipa Selectra, líder no aconselhamento de tarifas de gás natural e eletricidade em França e Espanha e agora em Portugal. Atualmente tem ao seu dispor o site dirigido aos consumidores de energia onde podem comparar as tarifas e ter toda a informação relacionada com o mercado livre.


Partilha com o mundo as tuas experiências, ou ideias e projetos interessantes que tenhas descoberto, e torna-te num NOCTULER!

Ser NOCTULER significa acreditar que a partilha de conhecimento pode mudar o mundo.

Se gostas de escrever e procuras parceiros para divulgar o teu conteúdo, alia-te ao NOCTULA Channel, envia um email para info@noctulachannel.com.

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, tens que ouvir o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Sugiro igualmente que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts