Svart – O hotel eco-friendly que vai nascer sobre um glaciar

2018, Energia, Energias Renováveis, Estela Fernandes, Ideias Brilhantes, Inovação, Sustentabilidade, Todos, UAU!Comentários fechados em Svart – O hotel eco-friendly que vai nascer sobre um glaciar107

Svart será o primeiro hotel powerhouse do mundo, ou seja, irá gerar mais energia do que aquela que irá consumir.

O projeto é já considerado uma das obras mais ambiciosas a nível de impacto ambiental, uma vez que “irá usar menos 85% da energia do que um hotel tradicional, além de gerar os seus próprios recursos energéticos”.

Já disponível no Brasil

nas livrarias SaraivaCultura

www.emprego30dias.com/videos

O nome Svart foi escolhido em homenagem ao glaciar Svartisen, glaciar sobre o qual será construído, localizado no município de Meløy, no norte da Noruega.

Svart, significa “preto e azul” na língua nórdica antiga, e é uma referência ao azul escuro da água e à cor escura das rochas que cercam o glaciar Svartisen

O glaciar Svartisen é conhecido por ser o 2º maior glaciar da Noruega e a sua beleza natural, que irá cercar o hotel, é de tirar o fôlego. Este é um dos motivos pelos quais a Snøhetta, empresa norueguesa de arquitetura e design responsável pelo projeto, decidiu investir neste empreendimento turístico.

Glaciar Svartisen – crédito: flickr

De acordo com os arquitetos, o Svart terá uma pegada ambiental muito próxima de zero e será o primeiro hotel do mundo a cumprir com o padrão Powerhouse (construções que produzem energia positiva ).

Para alcançar o padrão Powerhouse os arquitetos realizaram um extenso mapeamento sobre o comportamento da radiação solar em contexto montanhoso ao longo do ano, de forma otimizar a colheita de energia.

Kjetil Trædal Thorsen, sócio fundador da Snøhetta, disse que “construir um hotel de energia positiva e de baixo impacto é um fator essencial para criar um destino turístico sustentável”.

Thorsen afirma ainda que “construir um hotel no meio da natureza, de forma tão bonita, traz algumas obrigações, nomeadamente o de preservar a beleza natural, a fauna e flora daquele lugar”.

Este hotel super sustentável e ecológico conta ainda com a colaboração das empresas Arctic Adventures of Norway, Asplan Viak e Skanska.

*créditos: Snohetta

A estrutura circular do Svart, que nos faz lembrar uma nave espacial, estende-se pela linha costeira da montanha Almlifjellet e do fiorde Holandsfjorden. A forma circular fornece uma visão panorâmica do fiorde e uma espetacular experiência de viver em proximidade com a natureza.

Apesar de se tratar de uma construção contemporânea, é inspirada nos “rorbue”, as casas temporárias utilizadas pelos pescadores locais. As vigas em arco, submersas nas águas do Ártico, assemelham-se a um fiskehjell, uma estrutura de madeira usada para secar o peixe. Estas vigas funcionam como espaço para armazenar barcos e caiaques. A altura da estrutura também permite que os turistas possam passear de barco sob o hotel.

Principais características:

  1. Os hóspedes apenas conseguirão aceder ao hotel de barco;
  2. Os painéis solares colocados na parte superior do hotel ficarão alinhados com os raios solares para maior produção de energia;
  3. Será equipado com energia geotérmica, que converte o calor existente no interior da Terra em energia;
  4. A estrutura será feita maioritariamente de madeira, reforçada com aço e as peças de mobiliário serão feitas a partir de materiais reciclados;
  5. Todos os quartos, terraços e o restaurante foram estrategicamente posicionados para isolar o calor no inverno e permitir uma boa ventilação no verão (foram projetados para explorar a energia do Sol ao longo do dia e das estações);
  6. O hotel está localizado acima do Círculo Polar Ártico, onde as noites de inverno são longas, o que significa que os hóspedes poderão ter a oportunidade perfeita para observar a beleza da aurora boreal.

*créditos: Snohetta

Atividades ao ar livre disponíveis para os futuros hóspedes:

  1. praticar yoga ao sol da meia-noite;
  2. escalada no gelo com guias especializados;
  3. pescaria noturna no final do verão;
  4. fazer remo sob o hotel;
  5. colher iguarias locais;
  6. observar a beleza da aurora boreal.

*créditos: Snohetta

Com previsão de abertura em 2021, o Svart entrará com toda a certeza na lista de hotéis que todos devem visitar na sua vida! O que achas? 🙂

Este artigo foi escrito pela NOCTULER Estela Fernandes.


Fontes: snohettabusinessinsiderlifestyle.saposvart

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em WordSugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts