Startup cria fórmula para frutas sem agrotóxicos durarem 5 vezes mais

Curiosidades, Ideias Brilhantes, Natasha Pádua, TodosComentários fechados em Startup cria fórmula para frutas sem agrotóxicos durarem 5 vezes mais161

E se comprássemos tomates no mercado e eles continuassem perfeitamente maduros por semanas?

Parece um sonho, mas é a promessa de uma startup americana: fórmula para frutas sem agrotóxicos durarem 5 vezes mais.

O pessoal da startup Apeel Sciences, pretende tornar ceras, gases e líquidos agrotóxicos coisa do passado. Usando folhas, caules, cascas de banana e outros materiais vegetais que sobram após a colheita ou processamento, a equipa desenvolveu um produto que forma um película protetora para ter frutas sem agrotóxicos.

Esta película é comestível e impercetível ao nosso paladar, mas é eficiente contra microorganismos que deterioram alimentos. É também o suficiente para prolongar a vida útil de frutas e até de alguns vegetais em até 5 vezes.

Na realidade a empresa produz 2 produtos. A Invisipeel para afastar os insetos e outras pragas e a Edipeel, que previne a perda de água a oxidação da fruta. Pode-se ainda usar os dois ao mesmo tempo para ter os benefícios de ambos, o primeiro no campo e o segundo, após a colheita. E ambos são eliminados na lavagem das frutas pelo consumidor.

O processo de fabricação envolve extrair todo o líquido dos resíduos agrícolas e usar partículas do farelo restante na composição do produto. Eles utilizam apenas sobras de produtos certificados orgânicos como as peles de uva que sobraram da produção de vinho, por exemplo.

As fórmulas são mantidas em segredo pela empresa, mas o princípio do spray Invisipeel é baseado no facto de que bactérias, fungos e insetos identificam fontes de alimento através do reconhecimento de moléculas específicas em superfícies. O produto trabalha fortificando essas superfícies com uma camada ultrafina de moléculas quimicamente contrastantes, tornando esses alimentos irreconhecíveis para as pragas. Este ainda está em fase de testes.

Já o líquido Edipeel forma uma membrana semi-permeável ao redor das frutas e foi aprovado pelo FDA (Food and Drug Administration, dos EUA) como “geralmente reconhecido como seguro”, um estatuto que significa que um produto é seguro para comer e para venda. Os primeiros clientes selecionados começarão a usar o produto ainda em 2017.

A startup surgiu quando o fundador fazia o doutoramento. Ele questiono-se se os processos que estava estudando para fazer revestimentos usados em células de painéis solares, também poderiam ser aplicados para prolongar a vida útil de outros produtos. Se uniu então a uma estudante especialista em filmes nanoestruturados e juntos trabalharam para criar os protótipos.

O conceito ganhou 10 mil dólares da Fundação Bill e Melinda Gates e a partir daí não pararam mais. Algumas empresas de capital de risco também apostaram na Apeel Sciences, que já recebeu 40 milhões de dólares de investimento.

Já imaginou o impacto desta ideia em toda a cadeia de alimentos? E na gestão dos resíduos já que só são utilizadas sobras no desenvolvimento do processo? Ainda mais, eliminando o uso de agrotóxicos e pesticidas.

Ainda não sabemos quando isto será acessível a todos nem a que preço, mas é esperar para ver 🙂

Natasha Pádua NOCTULER NOCTULA Channel

Este texto foi escrito pela NOCTULER Natasha Pádua (natasha.padua@gmail.com), do Blog Eat Innovation, um site sobre projetos inovadores da área alimentar. Lê todos os artigos da Natasha aqui.


Também gostavas de ver os teus artigos no NOCTULA Channel?

Se gostas de escrever e procuras parceiros para divulgar o teu conteúdo, alia-te ao NOCTULA Channel, envia um email para info@noctulachannel.com e torna-te um editor do portal. Sabe mais aqui.

Fontes: Tree HugherIndependentNY TimesThe Life PileBusiness Insider

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, sugiro que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Aproveita para ler o livro “Como conseguir emprego em 30 dias” em papel, PDF ou em formato ePub.

livro-como-conseguir-emprego-em-30-dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts