“Silk leaf” – A primeira folha sintética capaz de produzir oxigénio

2018, Ambiente, Estela Fernandes, Green World, TodosComentários fechados em “Silk leaf” – A primeira folha sintética capaz de produzir oxigénio419

Num período em que a emissão de dióxido de carbono e a urbanização estão a crescer exponencialmente, surge a necessidade de criar soluções sustentáveis ​​para o ambiente.

Julian Melchiorri, engenheiro e CEO da Arborea, uma empresa de tecnologia bioquímica, criou a primeira folha sintética capaz de produzir oxigénio – “Silk leaf” (folha de seda). Esta invenção consiste no primeiro protótipo que permite realizar os mesmos processos das plantas verdadeiras, isto é, através da fotossíntese, pode converter água, dióxido de carbono e luz em oxigénio.

Esta folha artificial foi feita à base de seda (material que permite estabilizar moléculas orgânicas) e cloroplastos (composto das folhas que permite a fotossíntese).

Publicidade – Vais adorar ler este romance:

Capa-livro-a-Perda-Lucia-Juliao

Vê os vídeos de alguns capítulos, aqui.

A “Silk leaf” absorve CO2 e produz oxigénio e compostos orgânicos graças à capacidade fotossintética dos cloroplastos estabilizados dentro da proteína de seda. Tanto a luz como a água são necessárias para permitir a reação.

Com a necessidade de fornecer água aos cloroplastos para permitir a fotossíntese, foi introduzida uma outra tecnologia, para fornecer água aos cloroplastos, inspirada no processo das folhas naturais.

No desenvolvimento do processo, Melchiorri informou que “extraiu o cloroplasto das células das plantas e colocou-o dentro da proteína de seda. Este processo permitiu ter o primeiro material fotossintético que vive e respira como uma folha real”. Segundo o criador, a Silk leaf “é muito leve, de baixo consumo de energia e completamente biológico.

O projeto contou com a colaboração da Universidade Tufts nos EUA, que ajudou Julian Melchiorri na tarefa de extrair o cloroplasto das folhas verdadeiras e a colocá-las na folha artificial.

A vantagem em relação às plantas naturais passa por não necessitar do solo ou nutrientes especiais e, não se limitar a problemas de crescimento mesmo que enfrente a gravidade zero (como por exemplo: no espaço).

Melchiorri explicou que “a NASA está a investigar diferentes formas de produzir oxigénio para viagens espaciais de longa distância, de forma, a permitir que os habitantes da Terra possam viver no espaço. Este material poderá permitir explorar o espaço muito mais do que podemos atualmente” afirma.

Por enquanto, o melhor forma de produzir oxigénio no espaço permanece na eletrólise, um processo que usa eletricidade para dividir a água em hidrogénio e oxigénio. A eletricidade é proveniente de painéis solares presos na nave espacial ou na estação espacial. A folha de Melchiorri terá a vantagem adicional de funcionar sem qualquer entrada de energia externa.

Potenciais utilizações da  “Silk leaf”:

  1. Gerar oxigénio em expedições espaciais;
  2. Integrar nos sistemas de ventilação dos edifícios, permitindo a criação de um maior volume de oxigénio do que o consumido.

Este texto foi escrito pela NOCTULER Estela Fernandes.

Gostavas de partilhar com o mundo as tuas experiências, ou ideias e projetos interessantes que tenhas descoberto, e torna-te num NOCTULER!

Se gostas de escrever e procuras parceiros para divulgar o teu conteúdo, alia-te ao NOCTULA Channel, envia um email para info@noctulachannel.com e torna-te um editor do portal.

Fontes: iflsciencezmescience, julianmelchiorriInstalador

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, tens que ouvir o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Sugiro igualmente que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts