Como será viver numa casa-estufa?

2017, Energia Solar, Estela Fernandes, Ideias Brilhantes, TodosComentários fechados em Como será viver numa casa-estufa?194

Em países onde o Inverno é mais rigoroso, cercar a casa com uma estufa que absorve o calor pode ser um opção bastante interessante a ter em consideração, tanto em termos ecológicos como financeiros.

Nos arredores de Gotemburgo, na Suécia situa-se uma casa de campo coberta por uma estrutura em vidro gigante que lhe garante um clima mediterrânico quando do lado de fora as temperaturas atingem graus negativos.

Esta casa-estufa foi construída em 2015 e garante uma eficiência energética elevada, alimentada por vários painéis solares. Além disso, a estrutura que envolve a residência inclui uma horta familiar quente o suficiente para garantir o cultivo de frutas e legumes como uvas, damascos, kiwis e tomates, que normalmente não crescem no inverno escandinavo.

A residência para além de uma grande estufa, conta ainda com três quartos, cozinha e uma casa de banho com pisos em cimento polido, enquanto o terraço, de 100 metros quadrados é composto por vigas de madeira expostas e paredes e telhado totalmente envidraçados.

Este não é o único exemplo de casa-estufa existente na Suécia. Um casal sueco, Charles Sacilotto e Marie Grammar também quiseram escapar aos Invernos frios da Suécia de forma mais ecológica e construíram a Naturhus “Casa da Natureza”. 

Inspirado pelo seu mentor Bengt Warne, um eco-arquiteto sueco, o engenheiro Charles, decidiu construir uma estufa ao redor da sua casa, que lhe custou cerca de 80.000 euros, mas segundo o próprio, os benefícios ambientais e económicos compensaram o investimento.

Charles também referiu que a luz solar que entra através das janelas, aquece a casa durante o dia e o calor acumulado mantém a casa aquecida durante a noite. O benefício adicional é que esta família também é capaz de cultivar os seus próprios alimentos e vegetais durante o ano inteiro.

Para além de alimentos, também plantam algumas espécies de plantas que são usadas para ajudar a purificar o ar e remover toxinas.

Este texto foi escrito pela NOCTULER Estela Fernandes.

Gostavas de partilhar com o mundo as tuas experiências, ou ideias e projetos interessantes que tenhas descoberto, e torna-te num NOCTULER!

Se gostas de escrever e procuras parceiros para divulgar o teu conteúdo, alia-te ao NOCTULA Channel, envia um email para info@noctulachannel.com e torna-te um editor do portal.

Fontes: Hypeness, Greensaversbligz

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, tens que ouvir o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Sugiro igualmente que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts