Será que as cascas das laranjas podem despoluir a água?

Inovação, Natasha Pádua, TodosComentários fechados em Será que as cascas das laranjas podem despoluir a água?406

O sumo de laranja é um dos mais apreciados em todo o mundo, porém só metade da fruta é aproveitada.

Sugestão de leitura:

Capa-livro-a-Perda-Lucia-Juliao

O que fazer com as cascas de laranja? Que tal despoluir a água? 

Um grupo de investigadores da Flinders University, na Austrália consideram que as cascas de laranja podem ser usadas, entre outras utilidades, para tirar o mercúrio do solo e da água.

Para se ter uma ideia, a contaminação por mercúrio, por exemplo nos atuns Yellowfin, peixes que vivem nas regiões tropicais e subtropicais de todos os oceanosaumentam 3,8% todos os anos, devido principalmente à poluição das indústrias de petróleo e minérios. Comer um alimento contaminado com esta substância pode levar a graves problemas de saúde e até a morte.

A solução desenvolvida por este grupo de investigadores australianos, consiste num polímero feito de enxofre e limoneno moldado no formato de um bloco de construção. O enxofre sobra principalmente das indústrias petrolíferas, enquanto que o limoneno é uma substância química, orgânica e natural, retirado das cascas da laranja. Ambos os materiais são abundantes e iriam para o lixo.

Polímero de enxofre e limoneno em formato de bloco de construção

Considera-se que 20 milhões de toneladas de cascas de cítricos são desaproveitadas por ano, o que representa cerca de 125 mil toneladas de limoneno.

Esta sistema em forma de bloco é capaz de detetar e absorver o mercúrio, identificando também a poluição na água, pois a sua cor muda de roxo escuro para amarelo, quando entra em contacto com os contaminantes.

Inicialmente os pesquisadores tentaram apenas produzir um novo plástico, mas ficaram surpreendidos quando descobriram que o novo material se ligava a metais pesados.  Durante os testes, com apenas um tratamento foi removido 50% do mercúrio. Com algumas sessões adicionais chegaram ao ponto em que a água se tornou potável.

O material muda de cor na presença de mercúrio

Por ser tão barata, os investigadores acreditam ter encontrado a solução perfeita para limpar pequenas reservas de água para uso doméstico, bem como usá-la numa ação em massa pelo mundo inteiro.

Segundo a publicação no Angewandte Chemie International Edition, a grande dificuldade agora é fazer uma versão comercial do material. Resta apenas saber o que será feito com todo o mercúrio captado pelas cascas de laranja!

Outros frutos que podem despoluir a água

No Brasil também existem algumas linhas de pesquisa que utilizam cascas de banana para descontaminar a água com metais pesados, como urânio, cádmio, níquel e chumbo.

O processo desenrola-se da seguinte forma: desidratam-se as cascas e em seguida é feita uma farinha que é colocada na água. Ao recolher o material já com os metais, procede-se a um banho de ácido para separar os contaminantes e pode-se reutilizar as cascas num novo processo.

O desafio agora é encontrar um caminho para a produção em larga escala dessas invenções.

Quem diria que estávamos, literalmente, a colocar no lixo a solução para a limpeza das águas?

Natasha Pádua NOCTULER NOCTULA Channel

Este texto foi escrito pela NOCTULER Natasha Pádua (natasha.padua@gmail.com), do Blog Eat Innovation, um site sobre projetos inovadores da área alimentar. Lê todos os artigos da Natasha aqui.

Fontes: The Greenest PostThe ConversationGizmagBusiness Insider – Australia, Planeta Sustentável

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, tens que ouvir o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Sugiro igualmente que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts