Robo-bee! O robô inseto

Ideias Brilhantes, Tech em Português, TodosComentários fechados em Robo-bee! O robô inseto673

Como sempre a tecnologia tem mostrado grandes progressos. Talvez não seja uma das maiores novidades falar de um robô,  mas o “Robo-bee”, é do tamanho de um inseto. Este mais recente robô tem o objectivo de levantar voo, pousar em paredes para conservar energia, entre outras funcionalidades tais como, prevenir e/ou alertar sobre incêndios e outros desastres ambientais.

Robo-bee

Este robô nada mais é que um drone programado do tamanho de uma moeda de 50 cêntimos. É um projeto que está a ser testado em ambientes de controlo e socorro ambientais. Dr.Kovac, um dos investigadores que desenvolve robôs voadores no seu laboratório pessoal, escreveu um artigo na revista científica Science, a explicar como a natureza tinha inspirado o design do robo-bee. Todo o funcionamento deste robô é semelhante ao de um insecto, conseguem até pousar nas paredes e ficarem fixos, sem caírem, para reabastecer energias.

Robo bee

Desenvolvido por cientistas do departamento de pesquisa robótica, da Universidade Harvard, nos Estados Unidos,  este minúsculo “inseto robô”, pesa 80 miligramas e é capaz de levantar voo verticalmente e de se mover para os lados batendo as finas asas até 120 vezes por segundo. Apesar de se chamar RoboBee (Robô abelha), o dispositivo foi inspirado no formato de uma mosca.

robobee

Desenvolver um robô tão pequeno foi um desafio para os pesquisadores que trabalham no projeto há mais de uma década. “Nós tivemos que desenvolver soluções para tudo”, conta Robert Wood, membro da equipa de investigação.

Um dos principais desafios foi encontrar um motor para o movimento das asas. O pequeno robô utiliza tiras de cerâmica que se expandem e se contraem quando um campo elétrico é ativado. As suas articulações são dobradiças de plástico envoltas em fibras de carbono. Um sistema de controle comanda os movimentos do robô, que precisa ser muito ágil, uma vez que mesmo mudanças leves de correntes de ar podem afetar o voo.

Outro dos desafios deste projeto, foi fazer com que o sistema de parar e de se fixar numa parede funcionasse, uma vez que a utilização de ganchos tornaria o robô muito pesado. No entanto, o grupo de investigadores americanos, aplicaram um pequeno adesivo que graças a uma carga eletrostática, pode ser ligado e desligado. Quando ligado, o adesivo adquire uma carga negativa e faz com que se agarre a proximidades com carga positiva. Este efeito pode ser simulado com um balão, esfregando o mesmo no cabelo e de seguida, furá-lo na parede. Irá reparar que ficará agarrado à parede!
bee robô
Equipados com sensores, o grande objetivo deste projeto é criar enxames completamente autónomos, capazes de ajudar em processos de busca e salvamento, bem como em processos de polinização artificial. A possibilidade de se criar um enxame deste tipo de tecnologia, seria também o mecanismo ideal para alertar socorristas das mais vastas áreas de incêndios florestais ou outros desastres naturais.
robobee
Nós humanos, sentimos-nos incomodados com a presença de insectos, mas será que com a implementação do robo-bee, criando enxames dos mesmos, nós não teríamos muita coisa a ganhar? Já pensou nos incêndios que seriam evitados, impedindo a destruição do ambiente e de habitações?

Tech em portugues NOCTULER

Este texto foi escrito pelo NOCTULER Erbi Silvado site Tech em Portuguêsum site sobre tecnologia e informática. Lê todos os artigos do Tech em Português aqui.

Também gostavas de ver os teus textos no NOCTULA Channel? Envia-nos o tema sobre o qual queres escrever para info@noctulachannel.com.

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO? TENS QUE LER ESTE LIVRO:

livro-como-conseguir-emprego-em-30-dias

Se preferires, podes ler o livro em formato PDFwww.noctulastore.com/produto/pdf-como-conseguir-emprego-em-30-dias/

ebook-PDF-como-conseguir-emprego-em-30-dias-600x800

Sugiro igualmente que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão! Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

Related Posts