borra de café reciclagem

10 maneiras de reutilizar borras de café

Curiosidades, TodosComentários fechados em 10 maneiras de reutilizar borras de café10344

Depois de beber um cafezinho para despertar logo pela manhã, sobram as borras do café! Muitas pessoas deitam as borras para o lixo, mas estas podem ser reutilizadas e aplicadas em várias tarefas do dia-a-dia como na jardinagem, limpeza da casa e até cosmética natural.

Existem muitas formas inovadoras e criativas de reutilizar as borras, destacamos 10 maneiras de reutilizar borras do café:

Já disponível no Brasil

nas livrarias SaraivaCultura

www.emprego30dias.com/videos

1. Fertilizante para as plantas de um jardim:

As borras de café são muito usadas na preparação e composição de fertilizantes orgânico, uma vez que são ricas em nitrogénio e em vários nutrientes. Ajuda a fertilizar as terras mais ácidas e torna as plantas ainda mais deslumbrantes.

Antes de colocares as borras de café na terra, é necessário misturá-las com adubo orgânico e deixar a mistura a fermentar durante alguns dias. Dessa forma, conseguirás retirar o máximo rendimento.

2. Amaciador para dar brilho aos cabelos:

Para tornar os cabelos mais macios e brilhantes, podes esfregar a cabeça com borras do café e água durante alguns minutos. Num curto espaço de tempo, os cabelos mais escuros ganharão uma nova vida, pois terão uma coloração mais intensa. Por outro lado, ao esfregar o couro cabeludo com as borras que sobraram do café estarás a evitar o aparecimento da caspa.

3. Esfoliante para a pele:

A esfoliação é, provavelmente, a maneira mais rápida de dar à pele uma aparência mais fresca e uma sensação mais lisa. Ela tem a responsabilidade de retirar a camada de células mortas que ficam na superfície da pele, tornando-a mais macia.

AS borras de café podem ter também um papel de esfoliante natural. Basta aplicá-lo sobre a pele e enxaguar com água. Os resultados saltarão à vista e a sua pele ficará muito mais limpa e macia.

4. Aromatizante para os odores do frigorífico:

O frigorífico é um eletrodoméstico de extrema importância na cozinha, no entanto, é suscetível de ganhar maus cheiros. Para que tal não aconteça, podes colocar uma taça com borras do café no frigorífico para que sejam anulados os odores mais indesejáveis.

Coloca uma tampa sobre a chávena ou recipiente, mas faz alguns buracos na parte superior para que a fragrância da borra do café possa atuar.

5. Perfume para o calçado:

A borra que é proveniente do café também pode ser utilizada para perfumar todo o tipo de calçado. Ao fazê-lo, conseguirás afastar todos os odores desagradáveis provocados pelo calor e transpiração dos pés.

Deves colocar um pouco de borras secas no calçado e esperar algumas horas até que o cheiro desapareça e fique o aroma inconfundível do café.

6. Aliado no combate à celulite:

As borras do café trazem inúmeros benefícios para a saúde e revelam-se um excelente aliado no combate à celulite. Como tal, deves misturar a borra utilizada do café com óleo de vitamina E e massajar a área do corpo onde a celulite se encontra localizada.

Tem em atenção que o processo deve ser repetido duas ou três vezes antes de enxaguar o corpo com água. Ao fim de pouco tempo, constatarás que a sua pele vai ficar mais lisa, brilhante e macia.

7. Repelente para as pulgas dos animais de estimação:

Para evitar que os animais de estimação transmitam pragas ou doenças aos donos podes também utilizar o café. Antes de dares banho ao teu animal de estimação, esfrega-o com as borras, estará a impedir o aparecimento de pulgas e a zelar pela saúde do teu animal.

8. Agente de limpeza:

As borras do café podem ser utilizadas como um agente de limpeza muito eficaz. Por vezes, a sujidade ou a gordura acumulada em vários acessórios e utensílios de cozinha é de difícil remoção e, nesses casos, a borra do café pode ser uma excelente ajuda.

Mistura as borras com água e esfrega o objeto sujo com o auxílio de uma escova ou esfregão. Em pouco tempo, a sujidade será removida mais facilmente e o seu esforço será mínimo.

9. Afastar as formigas:

Um dos remédios caseiros para acabar com as formigas pode ser borras de café. Para acabar esta praga dentro de casa deves espalhar as borras nas entradas do formigueiro, isto faz com que mudem de esconderijo.

10. Fazer biocombustível:

A Bio-Bean produz biocombustível e pellets de biomassa a partir de borras de café, esta é mais uma solução para gerar energia limpa a partir de um resíduo.

Fonte: Chávena.com

Foto de destaque: Universo Jatoba

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em WordSugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts