Recomenda-se a abertura do mercado de gás de botija

Gás, Gás de botija, Selectra, TodosComentários fechados em Recomenda-se a abertura do mercado de gás de botija393

Em Portugal, nem todas as famílias têm acesso ao gás natural, e por isso são abastecidas através do gás de botija butano ou propano. 2,6 milhões de portugueses pagam quase o dobro da fatura comparando com um consumidor de gás natural.

Veja os vídeos dos capítulos deste livro:

Capa-livro-a-Perda-Lucia-Juliao

O mercado de gás é bastante complexo e, para lutar pelo bem-estar dos consumidores, a Autoridade da Concorrência (AdC) recomenda o governo a abrir o mercado de gás de botija a mais operadores. O fornecimento deste está concentrado num número pequeno de comercializadores que possuem o monopólio de armazenagem, e uma medida como esta poderia resultar numa redução de preços.

Neste momento, segundo uma análise da DECO do preço do gás de botija, 13 kg do mesmo custa quase o dobro que uma quantidade equivalente de gás natural: 23 euros e 12 euros, respetivamente.

Também, o secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, pediu à AdC que acompanhe este mercado, uma vez que era suposto que os preços do gas de botija diminuíssem, acompanhando a redução que houve no custo do gás natural, mas isso não aconteceu.

Assim, devido às práticas anticoncorrenciais no gás de botija, em relação às negligências na distribuição, em fevereiro de 2015, a AdC condenou algumas empresas do grupo Galp Energia, ao pagamento de 9.29 milhões de euros, que por sua vez recorreu de nova decisão e conseguiu a redução da multa para 4 milhões; no entanto, esta continua descontente com a decisão.

gás de botija

Este artigo foi produzido pela equipa Selectra, líder no aconselhamento de tarifas de gás natural e eletricidade em França e Espanha e agora em Portugal. Atualmente tem ao seu dispor o site dirigido aos consumidores de energia onde podem comparar as tarifas e ter toda a informação relacionada com o mercado livre.

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, tens que ouvir o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Sugiro igualmente que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts