termômetro para o corpo

7 produtos que deverias reciclar

Curiosidades, TodosComments (2)5917

Quando alguns produtos não são colocados no local certo podem contaminar os solos e os rios e assim voltar até nós através da alimentação, prejudicando a nossa saúde. Por isso é fundamental separar o lixo e enviar para reciclar tudo o que pode ser reciclado.

Já explicámos onde devias colocar os medicamentos fora de uso, esferovite, e até copos partidos. Mas como as dúvidas em relação à reciclagem ainda são muitas, deixamos aqui uma lista de 7 produtos que não deves colocar no lixo comum:

Já disponível no Brasil

nas livrarias CulturaSaraiva

www.emprego30dias.com/videos

1 – Oléo de cozinha e de motor

óleo água poluição

Os óleos, quando despejados pelo ralo, podem acumular-se e entupir os esgotos causando danos no saneamento das cidades.

Estes resíduos devem ser colocados dentro de garrafas de plástico e em oleões, presentes em supermercados ou juntas de freguesia. Caso não exista nenhum ponto de recolha na tua zona coloca o óleo dentro de uma garrafa fechada e no lixo comum.

Em Londres, em média, o esgoto entupia 40 mil vezes por ano, até que criaram um programa de recolha de óleos e construíram a maior central de energia movida à gordura do mundo.

2 – Aparelhos eletrónicos

Cada vez mais somos dependentes de aparelhos eletrónicos para fazer quase tudo, isso gera uma grande quantidade de resíduos perigosos para a nossa saúde e o ambiente, pois muitos deles contém metais pesados.

Vais adorar ler este romance:

Capa-livro-a-Perda-Lucia-Juliao

Vê os vídeos de alguns capítulos, aqui.

Caso o aparelho ainda funcione, mas não precises mais dele, dá-o a uma escola, instituição ou alguém que precise. Se já não funcionar podes entregá-lo na loja onde o compraste ou no local onde vais comprar um novo, ou podes ainda colocá-lo no ponto eletrão, contentor presente nos centros comerciais.

CDs usados

Os CD’s e DVD’s podem agora ser entregues nas lojas da rede “pick me!” existentes por todo o país, devido à campanha “Vamos gravar essa ideia!”.

3 – Tinta

Tintas à base de óleo, revestimentos, corantes, vernizes, ou diluentes são resíduos extremamente perigosos porque contêm produtos químicos que podem ser prejudiciais à saúde de pessoas, animais e ao ambiente. Nunca devem ser deitados no lixo ou no ralo.

As latas que não foram usadas podes doá-las a escolas ou organizações, se forem latas com restos de tinta devem ser devolvidas na loja onde foram compradas.

4 – Pilhas e baterias

battery- pilhas-baterias reciclagem

As baterias e pilhas têm materiais tóxicos e não podem ser colocados no lixo comum. Estes produtos devem ser colocados ou em caixas de recolha que se encontram nos balcões de muitas lojas ou no pilhão, contentor vermelho que se encontra junto aos ecopontos.

pilhão pilhas baterias

5 – Lâmpadas

As lâmpadas incandescentes (as antigas) podem colocar-se no lixo normal. As economizadoras, por terem mercúrio, devem ser entregues na loja onde se compra uma nova, ou colocadas num ponto electrão, dentro de uma caixa de cartão, que se encontram nos parques de estacionamento dos centros comerciais.

Podes aproveitar as lâmpadas incandescentes fundidas para fazer um micro-jardim!

6 – Termómetros

Os termómetros antigos eram feitos de mercúrio, e era este químico que permitia medir a temperatura. No entanto, em caso de quebra, representam um risco para a saúde humana pois o mercúrio afeta o nosso sistema nervoso, prejudicando o crescimento das crianças.

termômetro para o corpo

Os medicamentos fora de uso devem ser entregues na farmácia e nunca deitados no lixo ou na sanita. No entanto, ainda não existe nenhum sistema de recolha de termómetros, o melhor é mantê-los dentro de uma gaveta, longe do alcance das crianças.

7 – Roupa

Quando a roupa já não nos serve deves doá-la a quem precisa ou a uma instituição. No entanto, se já está muito usada não a deves colocar no lixo! Existem lojas que recolhem roupa usada e utilizam as fibras para fazer novos tecidos, como é o caso da H&M e da Intimissimi.

Podes ainda colocar a roupa num dos contentores da Sarah Trading.

ecoponto roupa reciclagem reciclar

Ecoponto da Sarah Trading.

Fonte: Papo sustentável

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em WordSugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts