Que tal usar roupas de tecido de beterraba?

Curiosidades, Ideias Brilhantes, Natasha Pádua, TodosComentários fechados em Que tal usar roupas de tecido de beterraba?293

A beterraba é usada como corante natural e isso muitos já sabem. A novidade é que ela também pode ser utilizada para fazer o Virent, um tecido de beterraba ecológico, 100% feito de matéria-prima vegetal.

A cultura do algodão é altamente tóxica ao planeta, pois consome cerca de 25% dos inseticidas utilizados no mundo. É urgente produzirmos roupas que não prejudiquem o meio ambiente. Um passo importante nessa direção é  a marca Virent.

A empresa americana de biocombustível Virent lançou a primeira camisola do mundo 100% poliéster à base de plantas com a tecnologia BioFormPX, que transforma o açúcar da beterraba em matérias-primas renováveis, imitando componentes químicos do petróleo para produzir bioplásticos, fibras, têxteis e muito mais.

O tecido de beterraba é feito de açúcar de beterraba branca, a partir de garrafas PET descartadas e estas garrafas são feitas a partir do açúcar. Com este açúcar produz-se um biopolímero ou bioplástico de poliéster.


Um biopolímero ou bioplástico é um plástico que tem as mesmas propriedades do plástico comum, mas difere por usar como matéria-prima, fontes biológicas como fibra de cana, amido de milho, bactérias e, neste caso, beterraba.


O poliéster é uma das fibras sintéticas mais usadas em roupas no mundo, o problema é que seu principal componente é o paraxileno, um derivado de petróleo, recurso não renovável.

As roupas feitas com o tecido de beterraba possuem versatilidade e performance semelhante às de algodão, com menor emissão de carbono. A tecnologia inovadora para produzir paraxileno biológico atende pelo nome BioFormPXA fabricante taiwanesa Far Eastern New Century transformou o paraxileno do BioFormPX num poliéster e fabricou algumas camisetas verdes com o nome e logotipo da Virent para fins de demonstração, mas ainda não se sabe quando é que o produto estará disponível no mercado.

É preciso diminuir a dependência do petróleo. A inovação aliada aos alimentos possibilitou a criação de bioplásticos promissores. Esses novos materiais abrem uma infinidade de usos em diversas indústrias. Usarias roupas assim?

Natasha Pádua NOCTULER NOCTULA Channel

Este texto foi escrito pela NOCTULER Natasha Pádua (natasha.padua@gmail.com), do Blog Eat Innovation, um site sobre projetos inovadores da área alimentar. Lê todos os artigos da Natasha aqui.

Fontes: Virent, Stylo Urbano, Fashion Network

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, sugiro que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Aproveita para ler o livro “Como conseguir emprego em 30 dias” em papel, PDF ou em formato ePub.

livro-como-conseguir-emprego-em-30-dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts