ninhos incríveis, vários exemplos que são a prova de como as aves se adaptam ao ambiente onde vivem.

Os melhores exemplos de reciclagem no reino animal

2018, Ambiente, animais, Estela Fernandes, Reciclagem, Todos, UAU!Comentários fechados em Os melhores exemplos de reciclagem no reino animal457

No dia 17 de maio comemora-se o Dia Internacional da Reciclagem!

O dia Internacional da Reciclagem pretende consciencializar toda as pessoas para a importância da devida separação e tratamento do lixo produzido, para que possamos contribuir da melhor forma possível, para a preservação do meio ambiente. Várias organizações aproveitam este dia para realizar campanhas e atividades informativas e educativas sobre o tema da reciclagem.

No entanto, enquanto ainda existem pessoas que insistem em poluir o meio ambiente, certos animais ensinam-nos que a reciclagem é um tema da preocupação de todos! 🙂

Alguns animais levam a ideia de reduzir, reutilizar e reciclar muito a sério. Vê aqui com alguns bons exemplos de reciclagem no reino animal:

Aves

Várias espécies de aves provam que os resíduos de uns podem ser matéria-prima para outros!

Muitas espécies adaptam-se à vida em ambientes humanos, construindo os seus ninhos com o que está disponível, o que muitas vezes inclui cordas, jornais, pedaços de papel e plástico, etc.

ninhos incríveis, vários exemplos que são a prova de como as aves se adaptam ao ambiente onde vivem.

Devido à falta de árvores, e consequentemente de galhos e ramos, os corvos em Tóquio construíram os ninhos com cruzetas da roupa

Algumas espécies da Nova Guiné e da Austrália constroem elaboradas e vistosas estruturas com o objetivo de atrair os parceiros. Colecionam muitas vezes lixo colorido como tampas de garrafas e plásticos, para ser usado na decoração.

Também em Copenhaga, na Dinamarca, um casal de cisnes criaram um ninho para as suas crias, através da reciclagem de objetos que os seres humanos deitaram fora.

Os pombos e as gaivotas também usufruem de todos os resíduos alimentares desperdiçados pelas pessoas, engolindo tudo o que podem. 🙂


Aproveita e lê também os artigos:

10 ninhos de aves criativas construídos nos sítios mais esquisitos

Fazer o ninho? O cuco é mais esperto…


Caranguejos-Eremitas

Para se protegerem, os caranguejos-eremitas ocupam conchas abandonadas por outros animais marinhos, geralmente caracóis do mar. Mas muitos usam outros objetos que encontram pelo caminho, como garrafas de vidro, latas etc.

À medida que o caranguejo cresce tem muitas vezes de procurar novos abrigos que lhe proporcionam um melhor ajuste. Estes crustáceos estão, portanto, constantemente a reciclar habitações que poderiam ir para o lixo.

Fonte: Pixabay

Aranhas

Espécies de aranhas que constroem teias arredondadas, como a Cyclosa ginnagadecoram as suas teias com qualquer desperdício que encontrem, como folhas ou ramos de plantas. O objetivo final é assustador: ao adicionarem penugens e fios de seda, estas teias são verdadeira obras primas para atrair as suas presas. No entanto, não deixam de ter uma boa vertente ecológica. 🙂

Teia da Cyclosa ginnaga – Fonte: Flickr

Muitas aranhas reconstroem as suas teias diariamente, por isso estão sempre ocupadas a reciclar. Isso ajuda-as a manter tanto as suas teias, como o meio envolvente, limpos.


Aproveita para ler também o artigo: Teia de aranha gigante


Escaravelhos

Os excrementos são um recurso demasiado valioso para que possa ser desperdiçado e possivelmente nenhum animal o entende melhor que o escaravelho. Estes besouros vivem da recolha e reaproveitamento de excrementos, não só para a construção das suas casas, como também os utilizam na sua alimentação. É também o local ideal para colocação dos seus ovos.

Muitos escaravelhos são designados como “roladores”, uma vez que a sua estratégia de recolha de desperdícios passa por rebolar os excrementos em bolas, de modo a poderem ser facilmente transportados.

Fonte: Pixabay

Polvo

O polvo é provavelmente o invertebrado mais inteligente do planeta e nada mostra tão bem a sua astúcia quanto o uso que dão a objetos desperdiçados. Várias espécies têm sido vistas a construir abrigos a partir do lixo que se encontra nos oceanos. Estas casas improvisadas são feitas usando qualquer material, desde conchas abandonadas, passando por frascos de vidro e outros recipientes deitados no oceano.

Esponjas do mar

A espécie Halisarca Caerulea cresce em cavidades escuras e profundas dos recifes corais. Segundo os cientistas da Royal Netherlands Institute for Sea Research, consomem carbono orgânico dissolvido na água em quantidades equivalentes à metade do seu próprio peso, por dia. Esta espécie utiliza esse carbono para produzir novas células, os coanócitos, que alimentam outros habitantes do mesmo recife. Isto significa que transformam energia perdida em alimento.

Esponja do mar

Corais

Estima-se que 75% de todos os recifes de coral do mundo estejam ameaçados. No entanto, embora sejam sensíveis às variações do ambiente, estas espécies são extremamente adaptáveis, pois estão dispostos a unir-se a praticamente qualquer superfície dura que encontrem, isso incluiu: barcos naufragados, submarinos e até plataformas de petróleo. Readaptando destroços no fundo do mar, oferecem também habitat para inúmeras outras espécies que dependem dos recifes de coral para sobreviverem.

Este texto foi escrito pela NOCTULER Estela Fernandes.

Gostavas de partilhar com o mundo as tuas experiências, ou ideias e projetos interessantes que tenhas descoberto, e torna-te num NOCTULER!

Se gostas de escrever e procuras parceiros para divulgar o teu conteúdo, alia-te ao NOCTULA Channel, envia um email para info@noctulachannel.com. 


Fonte: Green Savers

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em WordSugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts