como ser confiante no trabalho

Como criar uma extraordinária primeira impressão num novo emprego

Como vencer, Sofia Marques Correia, TodosComentários fechados em Como criar uma extraordinária primeira impressão num novo emprego1176

Como certamente já ouviste, a primeira impressão é muito importante num novo emprego, as pessoas vão instantaneamente criar uma opinião sobre ti, se confiam ou não em ti e no teu trabalho.

Dependendo se foste contratado para fazer um trabalho numa empresa já estabelecida ou para ser responsável de vendas de uma start-up, as expetativas sobre ti serão diferentes. No primeiro caso, os primeiros 90 dias serão na sua grande maioria um período de adapatação e treino, no segundo caso, poderão mostrar-te a porte se não mostrares resultados transformadores.

alongamentos ao computador, novo emprego

As dicas seguintes são do ponto de vista de um gestor e foram originalmente publicadas no site Quora, por Mira Zaslove:

1 – Promete menos e entrega mais

Mantém-te positivo. Mas não sejas demasiado entusiástico ao ponto de seres irrealista. Não prometas aquilo que não podes entregar. Não digas “sim” a tudo.

Se em determinado projeto achas que precisas de uma semana para o completar, informa a tua equipa que precisas de duas semanas. Desta forma, se tiveres algum percalço, tens uma margem de tempo. Se entregares antes do prazo, vão achar que és incrível. A última coisa que queres mostrar é que não és confiável. As pessoas que são promovidas e selecionadas para projetos importantes são as que surpreendem pela positiva.

2 – Sr. Presidente, José ou Zé

Pergunta como as pessoas gostam ou querem ser tratadas. Lá porque o presidente da empresa trata o teu superior por Zé, não significa que o possas tratar da mesma forma.

Uma vez tive um novo colaborador que trabalhava imensas horas extra num determinado projeto, porque o ‘homem grande’ lhe tinha dito para o fazer. Presumi que estava a falar do CEO da empresa. No entanto, quando me pediu a aprovação final, eu perguntei ‘O CEO aprovou isto?’, ao que ele respondeu ‘Não, o outro homem grande.’ Afinal estava a referir-se a outro colaborador grande e alto, que não tinha autoridade para autorizar o projeto. Por isso, quando estás a falar de alguém da equipa, não sejas genérico, mas sim específico, não basta dizer ‘o departamento de marketing quer que seja feito desta maneira.’ Tem um nome, sê preciso.

3 – Não te preocupes com coisas que não podes controlar

Como novo funcionário, tens de gastar o teu tempo com sabedoria. Trabalha nos teus projetos. Não desperdices tempo e energia com a falta de produtividade dos outros. Foste contratado para fazer um determinado trabalho e a empresa normalmente tem objetivos definidos para ti.

Faz com o teu superior pareça bem e trabalha em direção às metas que a empresa definiu.

4 – Sê amigável, mas lembra-te que estás no trabalho

Sorri e sê amigável para todos. Encontra alguém que conheça bem o funcionamento da empresa e que consiga entregar o trabalho feito.

Respeita todas as pessoas da equipa. Ajuda quando podes e agradece sempre quando alguém te ajuda. Aprecia o tempo do teu colega e terás mais. Não sejas idiota. Piadas sexistas, racistas ou que sejam rudes de alguma forma não são aceitáveis. Não fiques bêbado e não tenhas comportamentos pouco profissionais em festas da empresa.

5 – Reconhece padrões

Nos primeiros 90 dias ninguém espera que saibas tudo e provavelmente não vais conseguir dominar tudo. Portanto, procura padrões. O desenvolvimento de reconhecimento de padrões vai-te poupar tempo e ajudar-te a evoluir mais rapidamente.

Desenvolve uma atenção seletiva. Percebe o que realmente importa para o resultado que desejas atingir. Remove todos os ruídos desnecessários, e poupa energia para te concentrares no trabalho inteligente, com calma.


A primeira impressão é fortemente influenciada por sinais não-verbais ou linguagem corporal, ou seja pela forma como andamos ou os gestos que fazemos. Na verdade, estudos indicam que a linguagem corporal tem quatro vezes maior impacto sobre o que uma pessoa pensa da outra do que qualquer coisa que diga. Para transmitires confiança e teres sucesso num novo emprego, segue as 10 dicas para sobreviver ao primeiro dia de trabalho.

Sofia Marques Correia NOCTULER NOCTULA Channel

Este texto foi escrito pela NOCTULER Sofia Marques Correia. Gostavas de ver os teus textos no NOCTULA Channel? Envia-nos o tema sobre o qual queres escrever para info@noctulachannel.com.

Fonte: Quora


Este tema é abordado no livro “Como conseguir emprego em 30 dias” da autoria de Pedro Silva-Santos.

Livro - Como conseguir emprego em 30 dias

Se pretendes que o workshopComo conseguir emprego em 30 dias” se realize na tua cidade, não hesites em contactar-nos por telefone ou por e-mailinfo@emprego30dias.com… 🙂

Visita regularmente a secção “Dicas” do site deste evento para poderes aprender várias estratégias que te permitirão destacar da multidão: www.emprego30dias.com/dicas

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, sugiro que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Aproveita para ler o livro “Como conseguir emprego em 30 dias” em papel, PDF ou em formato ePub.

livro-como-conseguir-emprego-em-30-dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts