“Sladda” a primeira bicicleta IKEA

Ideias Brilhantes, Susana Oliveira, TodosComentários fechados em “Sladda” a primeira bicicleta IKEA1518

O IKEA, grupo sueco bem conhecido por todos, criou a sua primeira bicicleta, a “Sladda“. De forma a criar um veículo que exigisse pouca manutenção e que fosse uma opção de transporte prática, o IKEA desenvolveu esta bicicleta unissexo personalizável com a capacidade de se adaptar ao estilo de vida urbano existente.

Desenvolvida em parceria com a Veryday, um estúdio de design que tem como cliente a marca de carros desportivos Koenigsegg e a empresa de carrinhos de bebé BabyBjörn, esta bicicleta estará disponível numa única cor e em dois tamanhos (66 e 71 centímetros).

O cinzento mate foi a cor escolhida para o design da bicicleta desenhada por Jan Puranen, Oskar Juhlin e Kristian Eke, do estúdio de design Veryday. Feito de alumínio, o velocípede, dá a possibilidade aos seus compradores de escolher o tamanho dos pneus e também de ajustar o guiador da forma que quiser.

Sladda

Segundo Oskar Juhlin, diretor da área de design na Veryday, “a Sladda é como uma aplicação para o tablet, porque tem vários acessórios que torna a vida do utilizador mais fácil”. Juhlin, diz ainda que esta bicicleta pode substituir o carro como meio de transporte, contribuindo para um ambiente mais ecológico.

Mantendo o mesmo sistema da venda e montagem dos móveis IKEA, esta bicicleta também será vendida numa caixa de cartão e terá de ser montada em casa. O velocípede não tem correntes, uma vez que a corrente tradicional é substituída por uma correia de transmissão (uma espécie de cinto que não requer a utilização de óleo) e pode ser comprado com um atrelado.

sladda


Num comunicado feito pelo grupo IKEA, ficamos a saber que “de modo a evitar a ferrugem, a correia de transmissão está livre do uso de óleo, tendo uma garantia até 150 mil quilómetros. Tem um sistema de clique inteligente que permite acrescentar acessórios como malas e sacos”. A “Sladda” tem ainda incorporado um sistema automático de mudanças, criado pela empresa canadiana Baron Biosystems, através de um projeto chamado Bioshift, um sistema de mudanças inteligentes, capaz de estabelecer eletronicamente, qual a melhor opção a ser utilizada, selecionando-a, sem ser necessária a intervenção do ciclista.

"Sladda" a bicicleta que se monta em casa

“Sladda” a bicicleta que se monta em casa

Marcus Engman, diretor de design do grupo sueco, diz que “trabalhamos com aquilo a que chamamos ‘design democrático’, garantimos que os nosso produtos funcionam bem, que são bonitos e que podem ser usados no dia-a-dia de forma sustentável. Tornamos tudo isto acessível através de preços baixos. Podemos ver todas estas qualidades na ‘Sladda’.”

Esta ideia e criação, que merece ser partilhada, chega a Portugal em agosto e custará 565€. Para quem lhe quiser juntar um atrelado, pode comprá-lo à parte por 163€.

susana_oliveira_NOCTULER

Este texto foi escrito pela NOCTULER Susana Oliveira.

Também gostavas de ver os teus artigos no NOCTULA Channel? Envia-nos o teu texto através do formulário “Submete um artigo”: www.noctulachannel.com/submete-um-artigo. Se tiveres alguma dúvida, envia-nos um email para info@noctulachannel.com ou fala connosco através do Facebook.

Fontes: P3.publico.pt, Telegraph, Observador

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, sugiro que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Aproveita para ler o livro “Como conseguir emprego em 30 dias” em papel, PDF ou em formato ePub.

livro-como-conseguir-emprego-em-30-dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts