abelhas polinização alimentos

Porque é que as abelhas estão a desaparecer?

Curiosidades, Plant.aí, TodosComentários fechados em Porque é que as abelhas estão a desaparecer?2693

Se a raça humana desaparecesse hoje do planeta, a natureza recuperaria em pouco tempo. No entanto, se a abelha, um simples inseto, muito menor do que nós, se extinguir, viveremos no máximo mais quatro anos. Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), 85% das plantas com flores das matas e florestas e 70% das culturas agrícolas, dependem de polinizadores como as abelhas.

abelhas agricultura polinização

Na procura por alimentos, o ser humano criou novas tecnologias para suprir as necessidades dos biliões de pessoas existentes no mundo. Aperfeiçoámos a agricultura, abrimos novas áreas para cultivo, fizemos investigação na área vegetal e em 1950 começámos a solucionar vários problemas da agricultura, como fitossanidade e pragas, elevando a produção e mantendo a qualidade.

Já disponível no Brasil

nas livrarias SaraivaCultura

www.emprego30dias.com/videos

Longe desse contexto estão as abelhas, que em busca de pólen, a sua refeição, polinizam plantações de frutas, legumes e grãos. O processo de polinização constitui uma das mais fortes ligações entre plantas e animais, e na lista de prioridades dos seres humanos, não foi incluído o cuidado com os seres que prestam este serviço de ecossistemas. Uma falha que pode sair cara.

abelhas polinização alimentos

A abelha é o principal polinizador presente na natureza, sendo responsável em alguns ecossistemas por 80% de tudo o que é consumido no mundo, influenciando diretamente a produção de alimentos. Apesar da sua grande importância, esta espécie está a desaparecer, sendo os fatores mais importantes a utilização de pesticidas que matam estes insetos e a destruição do seu habitat natural.

Mais de 10 milhões de colmeias foram dizimadas em seis anos nos EUA, causando prejuízo e danos incalculáveis ao ecossistema. Esse desaparecimento repentino levou a que os investigadores direcionassem as suas pesquisas para entender este fenómeno. A conclusão foi que o pólen analisado estava contaminado com uma média de nove pesticidas e fungicidas, sendo encontrado até 21 diferentes produtos químicos agrícolas em apenas uma amostra.

Essa realidade não é vivida apenas nos EUA, é uma realidade mundial. Afinal, a tecnologia de produção é aplicada a nível mundial.

Por exemplo, no Brasil, os apicultores do Estado de Santa Catarina relataram o decréscimo do número de abelhas em 2012, tendo levado a uma diminuição da produção de mel e da sua exportação. Outro exemplo ocorreu na Ilha das Onças, no Estado do Pará, onde foi detetada uma queda de produção de açaí. A Dr.ª Vania Neu, da Universidade Federal Rural da Amazônia, trabalhou num projeto sobre este problema, que ganhou o prémio do Banco Santander Universidade Solidária. A bióloga concluiu que a queda na produção se devia à diminuição de abelhas, consequência da queima de colmeias por parte de moradores dessa localidade, que tinham medo dos animais, pensando que a espécie de abelha dessa região possuía ferrão. Detetado o problema, foi feita a reintrodução de abelhas na ilha, potencializando a produção de açaí novamente.

Planta.aí NOCTULER NOCTULA Channel

Este texto foi escrito pela equipa da Plant.aí, uma aplicação mobile que recompensa os utilizadores que consumirem produtos de empresas da rede Plant.aí, sendo a compra convertida em plantação de árvores.

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em WordSugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts