Pracinha Oscar Freire, São Paulo

Pocket Parks – Parques que surgem ao virar da esquina

Curiosidades, Slide, TodosComments (2)18091

O conceito dos Pocket Parks, não é novo, na realidade tem várias décadas, mas com o crescimento cada vez mais acentuado das cidades está a tornar-se mais frequente e utilizado pelos cidadãos urbanos.

Pocket Park significa literalmente “parque de bolso”, ou seja, um parque pequeno, e normalmente são óasis urbanos rodeados de prédios de cimento.

Já disponível no Brasil

nas livrarias CulturaSaraiva

www.emprego30dias.com/videos

Waterfall Garden Park, Seattle, Washington

Waterfall Garden Park, Washington

Estes óasis podem ser pequenas praças ou jardins, com ou sem vegetação, que permitem o descanso dos habitantes ao longo do dia.

Os Pocket Parks foram idealizados como uma sala de estar pública ao ar livre, com quedas de água como elemento principal, pretendendo assim alcançar a tranquilidade no local, afastando os ruídos da cidade e a loucura da vida nos grandes centros urbanos.

O primeiro Pocket Park, com uma área de 13 m², foi inaugurado em Nova Iorque, em 1967. Onde anteriormente se localizava uma discoteca, passou a ter lugar o Paley Park, um memorial para o pai falecido do então presidente da CBS (uma rede americana de televisão e rádio). Nada comum devido aos preços por m² elevados que se praticavam (e continuam a praticar) em Manhattan.

Paley Park - Primeiro Pocket Park do mundo

Paley Park, Nova Iorque – Primeiro Pocket Park do mundo

Atualmente, e mesmo para a época em que foram realizados e idealizados, a sua grande inovação continua na “loucura” da utilização de terrenos valiosos dentro da cidade, espaços anteriormente privados tornando-os de uso público em nome do bem estar comum.

Greenacre-Park-em-Nova-Iorque

Greenacre Park, Nova Iorque

Estes pequenos parques são criados normalmente quando surgem espaços livres devido a demolições, os espaços são irregulares ou não têm área suficiente para ser possível construir.

Pracinha Oscar Freire, São Paulo

Pracinha Oscar Freire, São Paulo

Pracinha Oscar Freire, São Paulo

Pracinha Oscar Freire, São Paulo

Em Cascais (Portugal) existe o programa CEVAR – Construção de Espaços Verdes de Áreas Reduzidas que requalifica pequenos pedaços de terreno em espaços verdes.

Vais adorar ler este romance:

Capa-livro-a-Perda-Lucia-Juliao

Vê os vídeos de alguns capítulos, aqui.

Apesar de não serem pequenos, vale a pena visitar os 7 jardins a não perder em Portugal. 🙂

Fonte: Portal Arquitetônico

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em WordSugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts