saco de plástico mandioca

Quem disse que há plástico biodegradável?

Sofia Marques Correia, TodosComments (1)4034

O plástico demora de 500 a 1000 anos para se decompor. Mas e se houvesse uma alternativa que pudesse ser consumida pela natureza em apenas 10 dias? Essa é a proposta do Ecoplas, um plástico feito com mandioca.

Os plásticos representam 90% do lixo que flutua na superfície do oceano. Isto acontece porque, ao contrário da maior parte dos materiais, o plástico não é biodegradável mas sim fotodegradável, ou seja, degrada-se com a luz do sol ficando cada vez em pedaços menores, mas nunca desaparece realmente.

O diretor da empresa indonésia Tinta Marta, Sugianto Tandio percebeu que, apesar de facilitar a vida de imensas pessoas por causa do seu plástico, usado para o fabrico de sacos de compras, ele tinha uma grande parcela de culpa nos danos criados à natureza.

Para solucionar este problema, Tandio decidiu então estudar e aplicar parte dos lucros da Tinta Marta em investigação: o objetivo era desenvolver um plástico biodegradável.

ecoplas plástico biodegradável

Dez anos após o início das suas pesquisas criou um plástico biodegradável feito à base de mandioca e, embora seja um pouco mais caro do que o comum, traz muito menos danos ao meio ambiente e consequentes custos ao Homem. O Ecoplas, o plástico biodegradável já é utilizado em sacos de empresas como a Zara e a GAP, na Ásia e nos Estados Unidos.

As 500 toneladas de Ecoplas produzidas todos os meses não trazem benefícios somente à natureza, mas também aos agricultores da região, que agora têm mais um fiel cliente a quem vender a produção de mandioca.

A Indonésia é conhecida pelos seus recursos, mas nós ainda estamos para trás. Precisamos de criar e dar valor aos nossos recursos para poder aumentar a riqueza dos indonésios“, afirma o empresário.

A empresa já recebeu vários prémios devido ao cariz sustentável dos seus sacos de plástico.

Uma iniciativa que surgiu em Portugal para diminuir a quantidade de sacos de plástico produzida foi o projeto “Saca do Pão da Avó”, que incentiva as pessoas a utilizarem sacos de tecido para transportar o pão.


Este tema foi sugerido por Rita Correia, sugere tu também ideias ou projetos interessantes para publicarmos no NOCTULA Channel através do Facebook ou pelo email info@noctulachannel.com! :)

Sofia Correia NOCTULER NOCTULA Channel

Fonte: Hypeness

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, sugiro que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Aproveita para ler o livro “Como conseguir emprego em 30 dias” em papel, PDF ou em formato ePub.

livro-como-conseguir-emprego-em-30-dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts