Hydrangea_macrophylla Hortensia_hydrangea Raul654

As 7 plantas invasoras mais bonitas de Portugal

Curiosidades, Sofia Marques Correia, TodosComentários fechados em As 7 plantas invasoras mais bonitas de Portugal26088

As plantas invasoras são plantas que não são naturais de determinado local e por isso, muitas vezes prejudicam o ambiente e a economia.

Muitas das plantas que nos rodeiam foram transportadas do seu habitat natural para outros locais, chamam-se plantas exóticas. Algumas vivem com as plantas daquele ambiente de forma equilibrada, mas outras desenvolvem-se tão rapidamente que escapam ao controlo do Homem tornando-se nocivas – estas chamam-se espécies invasoras.

Apesar de neste artigo falarmos apenas de plantas invasoras, há invasores em todos os grupos de seres vivos: desde o fungo da ferrugem à cólera, passando pelo lagostim‑vermelho e a formiga‑argentina, entre muitos outros.

Segundo o site invasoras.pt, as espécies invasoras são comparadas a uma forma de poluição que, ao contrário de outras, não termina quando se elimina a fonte de emissão.

Na Europa, segundo uma investigação de 2009, as perdas económicas aproximam-se dos 10 biliões €/ano associadas às espécies invasoras. Outros impactes negativos podem ver-se na saúde pública, uma vez que muitas plantas causam alergias, ameaçam a biodiversidade, e podem diminuir a quantidade de água disponível, no caso das plantas que absorvem grandes quantidades de água.

Das espécies exóticas referidas para Portugal (670), várias são consideradas invasoras (em Portugal continental aproximadamente 8% das espécies exóticas têm comportamento invasor) constituindo uma séria ameaça para os ecossistemas.

Apesar de serem um problema ambiental, grande parte das plantas invasoras foram introduzidas em jardins devido à sua beleza. Por essa razão aqui ficam as plantas invasoras mais bonitas de Portugal:

1 – Piteira (Agave americana)

agave-americana plantas invasoras

2 – Chorão-da-praia (Carpobrotus edulis)

carpobrotus-edulis plantas invasoras

Carpobrotus-plantas invasoras

3 – Jacinto-de-água (Eichhornia crassipes (Mart.) Solms.)

Eichhornia-crassipes-plantas invasoras

Eichhornia-crassipessmall-plantas invasoras

4 – Azedas (Oxalis pes-caprae)

Oxalis-pes-caprae-plantas invasoras

Oxalys-pes-caprae-plantas invasoras

5 – Acácia (Acacia pycnantha Bentham)

pycnantha-plantas invasoras

6 – Mimosa (Acacia dealbata)

acacia_dealbata flor mimosa invasora

mimosa

7 – Hortênsia (Hydrangea macrophylla)

Hydrangea_macrophylla Hortensia_hydrangea Raul654


NOTA: Como recebemos várias mensagens a pedir alguns esclarecimentos sobre o problema das espécies exóticas e invasoras, aqui ficam algumas informações adicionais.


Nem todas as plantas exóticas têm a capacidade de invadir o território em grande escala. Essas não são problemáticas porque apesar de estarem presentes em regiões onde não são nativas, não interferem com o normal desenvolvimento das espécies locais.
Quando as espécies são exóticas e têm capacidade de invadir rapidamente determinado território, trazem grandes problemas económicos porque podem ocupar rapidamente regiões inteiras e impedir que os solos desses locais sejam utilizados como zonas florestais, agrícolas, etc…

A título de exemplo, a espécie n.º 6 que apresentamos neste artigo (vulgarmente conhecida como “Mimosa”), já invadiu grandes áreas de floresta (por exemplo na Serra da Lousã) em Portugal…


As Mimosas crescem tão rapidamente e tão juntas umas às outras (em grande densidade) que nenhuma outra espécie consegue crescer onde elas estiverem presentes… nem o animais conseguem utilizar as áreas ocupadas por Mimosas, porque não há espaço de passagem entre os milhares de pés de árvores que se vão desenvolvendo.

 
Poderias pensar: Cortam-se as Mimosas e o problema fica resolvido!
 
Mesmo que cortes as Mimosas, elas voltam a rebentar a partir do tronco cortado. Se lhes destruires o tronco, vão existir rebentamentos de novas Mimosas a partir das raízes… 🙁
 
Além disso, quando as Mimosas estão em flor (como se vê na foto n.º 6 deste artigo), são libertadas milhares de sementes para o solo que garantem que este ciclo de invasão é perpetuado…
 
Como as pessoas gostam destas flores amarelas, costumam cortar os ramos das Mimosas em flor e levá-las consigo. Basicamente estão a ajudar as Mimosas a expandir-se porque estão a espalhar sementes noutros locais.
 
Sugerimos igualmente que leias este artigo sobre o tema: Invasoras Silenciosas.


Este tema foi sugerido por Pedro Silva-Santos, sugere tu também ideias ou projetos interessantes para publicarmos no NOCTULA Channel através do nosso Facebook ou pelo email info@noctulachannel.com:)

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, sugiro que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Aproveita para ler o livro “Como conseguir emprego em 30 dias” em papel, PDF ou em formato ePub.

livro-como-conseguir-emprego-em-30-dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts