Coleção PS - IKEA

Os móveis reciclados do IKEA que vais querer ter em casa

Ideias Brilhantes, Natasha Pádua, TodosComentários fechados em Os móveis reciclados do IKEA que vais querer ter em casa1090

Todos os anos cerca de 110 milhões de toneladas de plástico são produzidos em todo o mundo. Menos de 7% deste material é reciclado, o restante tem vindo a acumular-se como resíduo poluidor no meio ambiente. Num esforço para construir móveis sustentáveis e solucionar o problema do lixo, a equipa de designers do IKEA, trabalhou em vários novos produtos, com foco na reutilização do lixo, como a madeira, garrafas de plástico e vidro reciclado.

Poupar e desenvolver recursos renováveis tem sido uma prioridade para a equipa IKEA desde que a marca foi criada. O Ikea quer reduzir os resíduos da melhor maneira que sabe: através do design de móveis.

Em colaboração com vários designers e fornecedores, a empresa irá lançar a sua nova coleção PS (Post Scriptum). A primeira IKEA PS foi lançada em 1995 e mais ou menos a cada três anos é lançada uma nova colecção. Em 2017 será lançada a sétima coleção, focada numa linha de 60 móveis e acessórios produzidos com material reciclado. Esta nova coleção é principalmente direcionada para jovens moradores de centros urbanos, e foi desenhada com foco na flexibilidade de espaços pequenos.

Depois de uma intensa colaboração, Anna Granath – product developer do IKEA e os seus colegas de design para móveis de cozinha, desenvolveram as portas dos armários de cozinha da linha KUNGSBACKA, que são feitos com 99% de madeira reciclada e garrafas PET. As garrafas são limpas e trituradas em pequenos flocos que são depois derretidos. Os pedaços de madeira são incorporados, resultando em finas placas de menos de 1mm de espessura. As placas são coladas e depois pintadas. O resultado final é um móvel elegante e bastante atual e ao mesmo tempo amigo do ambiente.

Ikea - móveis reciclados

Armário de cozinha da linha KUNGSBACKA – Coleção PS

Outra criação desta nova coleção,  é a linha de cadeiras ODGER, desenvolvida em colaboração com um grupo de design sueco Form Us With Love. Esta linha é feita através de uma mistura de 70% de plástico reciclado e 30% de madeira reutilizada. Com um formato arredondado, a cadeira é visualmente parecida com as versões convencionais, é durável, resistente e de fácil montagem.

IKEA móveis reciclados

Linha de cadeiras ODGER – Coleção PS

Para o desenvolvimento das peças de decoração em vidro foi necessário trabalhar diretamente com um fornecedor na China. Usando sobras de vidro rejeitadas devido a defeitos, a equipa IKEA, criou os vasos IKEA PS. Ainda que os vasos sejam feitos com o mesmo molde, cada um é único devido às diferentes tonalidades de vidros derretidos na sua composição.

Referindo-se a esta peça de decoração, a designer Iina Vuorivirta diz que “não é apenas bonita e útil como um artefato, mas é também uma exposição, no sentido, de produção de vidro mais sustentável.”

Ikea móveis reciclados

Vasos IKEA – Coleção PS

Anna Granath afirma que “estes produtos são produzidos com aproximadamente 99,9 por cento de material reciclado, mostrando que uma peça de mobiliário elegante pode ser construído a partir de resíduos, sem ser uma ideia absurda. Os nossos produtos são comprados por muitas pessoas, oferecendo alternativas sustentáveis, nós realmente temos a oportunidade de fazer a diferença”.

Anna diz ainda que “espera que as pessoas comecem a ver os resíduos como um recurso e reciclar mais. As peças de mobiliário são a prova de que se pode fazer coisas bonitas através do lixo.

Como a produção da empresa é feita em larga escala, mesmo as menores alterações podem causar impactos ambientais positivos. Veja aqui mais algumas imagens desta coleção elegante a ao mesmo tempo sustentável.

Móveis - Coleção PS do IKEA

Coleção PS do IKEA

Coleção PS - IKEA

Coleção PS - IKEA

Coleção PS - IKEA

O IKEA ainda não revelou quais os preços dos móveis desta nova coleção, mas a julgar pela apresentação do novos produtos e também pela filosofia que tem mantido ao longo dos anos, é provável que sejam valores incrivelmente em conta. E é claro, a equipa IKEA continua a ampliar o seu portefólio sustentável. Agora resta-nos aguardar até ao próximo ano 🙂

Natasha Pádua NOCTULER NOCTULA Channel

Este texto foi escrito pela NOCTULER Natasha Pádua (natasha.padua@gmail.com), do Blog Eat Innovation, um site sobre projetos inovadores da área alimentar. Lê todos os artigos da Natasha aqui.

Também gostavas de ver os teus artigos no NOCTULA Channel? Envia-nos o teu texto através do formulário “Submete um artigo”: www.noctulachannel.com/submete-um-artigo.

Fontes: PSFKDigital TrendsTech InsiderDezeen Magazine, apipocamaisdoce

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO? TENS QUE LER ESTE LIVRO:

livro-como-conseguir-emprego-em-30-dias

Se preferires, podes ler o livro em formato PDFwww.noctulastore.com/produto/pdf-como-conseguir-emprego-em-30-dias/

ebook-PDF-como-conseguir-emprego-em-30-dias-600x800

Sugiro igualmente que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão! Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

Related Posts