Génio de 19 anos arranja solução para limpar os oceanos

Ideias Brilhantes, Todos, VídeosComments (9)5242

Com apenas 19 anos, o rapaz holandês Boyan Slat criou um sistema capaz de separar e recolher parte do lixo que se encontra nos oceanos – The Ocean Cleanup.

Boyan limpar plástico dos oceanos

Boyan Slat

Os plásticos representam 90% do lixo que flutua na superfície do oceano. Isto acontece porque, ao contrário da maior parte dos materiais, o plástico não é biodegradável mas sim fotodegradável, ou seja, degrada-se com a luz do sol ficando cada vez em pedaços menores, mas nunca desaparece realmente.

Após fazer mergulho na Grécia, frustrado por ver mais sacos de plástico do que peixes, Boyan questionou-se: “porque é que não podemos limpar isto?”. Enquanto ainda estava no ensino secundário, decidiu dedicar metade de um ano a fazer pesquisa para entender a poluição de plástico e os problemas associados à sua limpeza.

plástico oceanos lixo ocean cleanup peixes homem

O plástico vai subindo na cadeia alimentar.

Para colocar este projeto em prática, Boyan conta com uma equipa de aproximadamente 100 pessoas que o auxiliam a elaborar um estudo para provar que o sistema é viável. O sistema consiste num conjunto de barreiras flutuantes em forma de V com 30 quilómetros de comprimento e uma profundidade de 3 metros.

the ocean cleanup mares oceanos limpeza plástico

Boyan garante que a vida marinha não será “incomodada” e o formato do sistema não interferiria em nada, pois não utiliza redes. Segundo o estudo, que ainda está a ser desenvolvido, seriam recolhidos dos oceanos 65 m³ de lixo por dia e que, a cada 45 dias seria limpo por um navio.

estação resíduos oceano ocean cleanupestação resíduos oceano ocean cleanup

A única falha encontrada no projeto é o fato de não recolher partículas de plástico, ou seja, que possuam menos de 0,1 mm. No entanto, tendo em conta os benefícios, esse não será um grande obstáculo. Com a redução da quantidade dos resíduos de maiores dimensões, as partículas reduziriam também ao longo do tempo por haver menos choques entre as maiores.

the ocean cleanup mares oceanos limpeza plástico

Outra vantagem é o facto do projeto ser auto financiável, ou seja, o único custo seria a construção do sistema já que o preço da manutenção seria pago com a reciclagem do material retirado das águas.


Atualização:

A campanha de angariação de fundos que a Fundação Ocean Clean Up desenvolveu ultrapassou o objetivo de 2 milhões de dólares, tendo conseguido atingir os  2.1 milhões!

Com os valor angariado o grupo de trabalho vai avançar para a fase piloto, em que será construído um protótipo de maior escala e serão testadas as suas capacidades.

Em três anos um modelo completamente funcional estará a recolher plástico nos oceanos.

Fonte: Site parceiro Green Nation

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, tens que ouvir o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Sugiro igualmente que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts