networking

Como iniciar uma conversa com estranhos num evento de networking

Como vencer, Sofia Marques Correia, TodosComentários fechados em Como iniciar uma conversa com estranhos num evento de networking2680

Um evento de networking é uma das melhores formas de socializares com colegas, clientes, potenciais clientes ou potenciais empregadores. Encontros empresariais, conferências, formações e festas proporcionam uma oportunidade para conhecer novas pessoas e voltar a estar com velhos conhecidos.

No entanto, se tiveres dificuldade em te integrares numa sala cheia de estranhos, conectar-te com outros profissionais pode ser um processo difícil e desconfortável. Independentemente de como te sentes, networking é, inegavelmente, uma forma eficaz de conhecer pessoas que podem fornecer novas oportunidades e ajudar-te a fazer crescer na tua carreira.

Quanto mais praticares conversas com estranhos, menor será a ansiedade que sentirás. A tua confiança vai atrair os outros e ajudar-te a ser muito mais do que apenas um cartão de visita.

Como iniciar uma conversa com estranhos num evento de networking

1. Aprimora as tuas habilidades de falar em público:

Conversas requerem habilidade tanto oral como de apresentação, por isso pratica sempre que puderes. Inscreve-te numa aula sobre falar em público, ou então integra um grupo/clube de discussão, como o Toastmasters. Quando te sentires preparado, faz apresentações em reuniões da empresa ou oferece palestras em espaços comunitários, como escolas ou universidades.

networking toastmasters

2. Começa com um aperto de mão firme:

A forma como apertas a mão a alguém diz muito sobre ti e sobre as tuas intenções. Quando te aproximas de alguém desconhecido num evento de networking, inicia uma conversa com um aperto de mão firme. Ao cumprimentar, faz contacto visual e sorri. Esta comunicação não-verbal vai ajudar-te a construir um relacionamento antes mesmo de dizer uma palavra.

aperto de mão networking

3. Ganha o jogo dos nomes:

Lembrares-te de nomes é essencial nas conversas. Quando dizem o nosso nome, faz-nos sentir mais ligados a essas pessoas. Se acabaste de conhecer alguém, usa o seu nome frequentemente na conversa. No caso de esqueceres do nome de alguém, estende a mão e diz o teu próprio nome. A outra pessoa provavelmente apresentar-se-á de volta.

4. Mostra interesse:

Muitos empresários usam uma abordagem popular, mas ineficaz, para construir uma a rede de contactos. Em vez de trabalharem relacionamentos, colecionam e distribuem todos os cartões de visita que conseguem. Para formar conexões profissionais, faz novas amizades com um interesse genuíno nos seus negócios, partilha as tuas opiniões e hobbies. E, durante a conversa, faz perguntas abertas para mostrar a tua sinceridade.

5. Pede a um conhecido em comum que te apresente:

A introdução pessoal é uma estratégia vencedora para iniciar conversas em eventos de networking. Por isso pergunta a um conhecido comum ou a um contacto influente para apresentar-te a outras pessoas presentes.

networking

6. Faz um elogio sincero:

Toda a gente gosta de receber um elogio, mesmo quando vem de uma pessoa que se acabou de conhecer. Usa o que sabes sobre a pessoa e escolhe o melhor elogio. É aconselhável elogiar alguém pelas suas realizações ou talentos empresariais.

7. Compartilha oportunidades:

Usa eventos de networking como forma de aumentar o teu capital social e profissional, procurando empresários de diferentes setores. Quando iniciares uma conversa, faz perguntas específicas sobre a indústria. Convida a pessoa a partilhar a sua opinião e, em seguida, comunica a tua perspetiva.

Sempre à procura de potenciais parcerias e outras oportunidades de negócios. Treina os teus ouvidos para que, ao ouvires certos problemas, possas apresentar algumas soluções.

8. Aprende a contar uma história:

A melhor maneira de fazer contactos e conexões numa conversa é ao contar as tuas histórias. Todos nós temos uma história para contar. Para descobrires a “história” da outra pessoa, faz as perguntas certas. Podes dizer algo como: “Quem foi a pessoa especial na tua vida profissional que influenciou quem é hoje?” É uma pergunta pessoal e que vai ajudar os outros a abrirem-se.

cartões de visita criativos (2)

Apesar de a melhor estratégia num evento de networking não ser entregar cartões de visita ao máximo de pessoas que conseguires, estes são importantes e podem até ser um desbloqueador de conversa. Por isso, descobre 10 exemplos de cartões de visita criativos para tirares ideias e criares o teu.

Sofia Marques Correia NOCTULER NOCTULA Channel

Este texto foi escrito pela NOCTULER Sofia Marques Correia. Gostavas de ver os teus textos no NOCTULA Channel? Envia-nos o tema sobre o qual queres escrever para info@noctulachannel.com.

Fonte: Emprego pelo Mundo

Imagem em destaque: Emprego Ativo


Este tema é abordado no livro “Como conseguir emprego em 30 dias” da autoria de Pedro Silva-Santos.

Livro - Como conseguir emprego em 30 dias

Se pretendes que o workshopComo conseguir emprego em 30 dias” se realize na tua cidade, não hesites em contactar-nos por telefone ou por e-mailinfo@emprego30dias.com… 🙂

Visita regularmente a secção “Dicas” do site deste evento para poderes aprender várias estratégias que te permitirão destacar da multidão: www.emprego30dias.com/dicas

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, sugiro que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Aproveita para ler o livro “Como conseguir emprego em 30 dias” em papel, PDF ou em formato ePub.

livro-como-conseguir-emprego-em-30-dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts