networking

Como iniciar uma conversa com estranhos num evento de networking

Como vencer, TodosComentários fechados em Como iniciar uma conversa com estranhos num evento de networking3462

Um evento de networking é uma das melhores formas de socializares com colegas, clientes, potenciais clientes ou potenciais empregadores. Encontros empresariais, conferências, formações e festas proporcionam uma oportunidade para conhecer novas pessoas e voltar a estar com velhos conhecidos.

No entanto, se tiveres dificuldade em te integrares numa sala cheia de estranhos, conectar-te com outros profissionais pode ser um processo difícil e desconfortável. Independentemente de como te sentes, networking é, inegavelmente, uma forma eficaz de conhecer pessoas que podem fornecer novas oportunidades e ajudar-te a fazer crescer na tua carreira.

Quanto mais praticares conversas com estranhos, menor será a ansiedade que sentirás. A tua confiança vai atrair os outros e ajudar-te a ser muito mais do que apenas um cartão de visita.

Publicidade – Vais adorar ler este romance:

Capa-livro-a-Perda-Lucia-Juliao

Vê os vídeos de alguns capítulos, aqui.

Como iniciar uma conversa com estranhos num evento de networking

1. Aprimora as tuas habilidades de falar em público:

Conversas requerem habilidade tanto oral como de apresentação, por isso pratica sempre que puderes. Inscreve-te numa aula sobre falar em público, ou então integra um grupo/clube de discussão, como o Toastmasters. Quando te sentires preparado, faz apresentações em reuniões da empresa ou oferece palestras em espaços comunitários, como escolas ou universidades.

networking toastmasters

2. Começa com um aperto de mão firme:

A forma como apertas a mão a alguém diz muito sobre ti e sobre as tuas intenções. Quando te aproximas de alguém desconhecido num evento de networking, inicia uma conversa com um aperto de mão firme. Ao cumprimentar, faz contacto visual e sorri. Esta comunicação não-verbal vai ajudar-te a construir um relacionamento antes mesmo de dizer uma palavra.

aperto de mão networking

3. Ganha o jogo dos nomes:

Lembrares-te de nomes é essencial nas conversas. Quando dizem o nosso nome, faz-nos sentir mais ligados a essas pessoas. Se acabaste de conhecer alguém, usa o seu nome frequentemente na conversa. No caso de esqueceres do nome de alguém, estende a mão e diz o teu próprio nome. A outra pessoa provavelmente apresentar-se-á de volta.

4. Mostra interesse:

Muitos empresários usam uma abordagem popular, mas ineficaz, para construir uma a rede de contactos. Em vez de trabalharem relacionamentos, colecionam e distribuem todos os cartões de visita que conseguem. Para formar conexões profissionais, faz novas amizades com um interesse genuíno nos seus negócios, partilha as tuas opiniões e hobbies. E, durante a conversa, faz perguntas abertas para mostrar a tua sinceridade.

5. Pede a um conhecido em comum que te apresente:

A introdução pessoal é uma estratégia vencedora para iniciar conversas em eventos de networking. Por isso pergunta a um conhecido comum ou a um contacto influente para apresentar-te a outras pessoas presentes.

networking

6. Faz um elogio sincero:

Toda a gente gosta de receber um elogio, mesmo quando vem de uma pessoa que se acabou de conhecer. Usa o que sabes sobre a pessoa e escolhe o melhor elogio. É aconselhável elogiar alguém pelas suas realizações ou talentos empresariais.

7. Compartilha oportunidades:

Usa eventos de networking como forma de aumentar o teu capital social e profissional, procurando empresários de diferentes setores. Quando iniciares uma conversa, faz perguntas específicas sobre a indústria. Convida a pessoa a partilhar a sua opinião e, em seguida, comunica a tua perspetiva.

Sempre à procura de potenciais parcerias e outras oportunidades de negócios. Treina os teus ouvidos para que, ao ouvires certos problemas, possas apresentar algumas soluções.

8. Aprende a contar uma história:

A melhor maneira de fazer contactos e conexões numa conversa é ao contar as tuas histórias. Todos nós temos uma história para contar. Para descobrires a “história” da outra pessoa, faz as perguntas certas. Podes dizer algo como: “Quem foi a pessoa especial na tua vida profissional que influenciou quem é hoje?” É uma pergunta pessoal e que vai ajudar os outros a abrirem-se.

cartões de visita criativos (2)

Apesar de a melhor estratégia num evento de networking não ser entregar cartões de visita ao máximo de pessoas que conseguires, estes são importantes e podem até ser um desbloqueador de conversa. Por isso, descobre 10 exemplos de cartões de visita criativos para tirares ideias e criares o teu.

Fonte: Emprego pelo Mundo

Imagem em destaque: Emprego Ativo


Este tema é abordado no livro “Como conseguir emprego em 30 dias” da autoria de Pedro Silva-Santos.

Livro - Como conseguir emprego em 30 dias

Se pretendes que o workshopComo conseguir emprego em 30 dias” se realize na tua cidade, não hesites em contactar-nos por telefone ou por e-mailinfo@emprego30dias.com… 🙂

Visita regularmente a secção “Dicas” do site deste evento para poderes aprender várias estratégias que te permitirão destacar da multidão: www.emprego30dias.com/dicas

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, tens que ouvir o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Sugiro igualmente que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts