MyShake – a aplicação que deteta sismos

Tech em Português, Todos, UAU!, VídeosComentários fechados em MyShake – a aplicação que deteta sismos803

A aplicação MyShake desenvolvida por Richard Allen do Laboratório Berkeley de Sismologia da Universidade da Califórnia, permite usar smartphones para detetar sismos. A aplicação é gratuita e passado menos de um mês do seu lançamento, já tinha mais de 100 000 utilizadores.

O nosso objetivo é construir uma rede sísmica a nível mundial, e usar a informação para reduzir os efeitos dos sismos, em nós como indivíduos, e na nossa sociedade como um todo.“, explica Richard Allen.

MyShake aplicação sismos

Como funciona a aplicação MyShake para sismos?

A aplicação MyShake usa os sensores dos smartphones para reunir informação que pode ajudar a detetar sismos, complementando a informação das estações de pesquisa sísmica para proporcionar às pessoas um tempo de aviso maior.

terramoto aplicação telemóvel

sismos península ibérica

A aplicação consegue quantificar a amplitude e frequência das agitações/tremores do telemóvel, para distinguir se foi realmente um sismo ou simplesmente alguém deixou cair o dispositivo. Quando existe um tremor que encaixa no perfil de uma vibração de um sismo, a aplicação envia a informação anónima para o sistema central do Laboratório dos criadores, que confirma a localização e a magnitude do sismo.

Uma vez ligada a aplicação, corre silenciosamente e em segundo plano – gastando a mesma quantidade de bateria que uma aplicação comum de fitness.

MyShake sismos

Para que pode servir a aplicação MyShake?

Em lugares como o Nepal, por exemplo, onde existem poucas estações de monitorização sísmica – mas por sua vez, muitos utilizadores de smartphones – esta aplicação poderia ser a base de um sistema de alerta de sismos.

A aplicação está disponível para sistema Android, faz o download aqui!

Tech em portugues NOCTULER

Este texto foi escrito pela NOCTULER Jane Matos, do site Tech em Portuguêsum site sobre tecnologia e informática. Lê todos os artigos do Tech em Português aqui.

Também gostavas de ver os teus artigos no NOCTULA Channel? Envia-nos o teu texto através do formulário “Submete um artigo”: www.noctulachannel.com/submete-um-artigo.

Fontes: MyShakeBloomberg

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, sugiro que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Aproveita para ler o livro “Como conseguir emprego em 30 dias” em papel, PDF ou em formato ePub.

livro-como-conseguir-emprego-em-30-dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts