Musgo – O casaco desportivo que brilha no escuro e quer salvar vidas!

2018, Estela Fernandes, Ideias Brilhantes, Inovação, tecnologia, Todos, UAU!Comentários fechados em Musgo – O casaco desportivo que brilha no escuro e quer salvar vidas!161

À primeira vista pode parecer um simples casaco desportivo, mas é muito mais do que isso… o MUSGO é um casaco 100% português, que se ilumina no escuro e tem como objetivo ajudar a salvar vidas!

A ideia surgiu através do engenheiro eletrotécnico, Filipe Magalhães, que pretendia inserir iluminação em vários objetos quotidianos que pudessem ajudar a salvar vidas.

Já disponível no Brasil

nas livrarias SaraivaCultura

www.emprego30dias.com/videos

Os dados publicados pela National  Highway  Traffic  Safety  Administration (NHTSA), dos Estados Unidos, foram o principal impulsionador desta ideia. Segundo a NHTSA, “em média, em 2016, só em acidentes de trânsito, um peão morreu a cada hora e meia e 75% das fatalidades ocorreram no escuro”.

Com esta realidade bem presente, Filipe juntou-se a mais 5 amigos e fundou a Vime, uma startup tecnológica com sede no Porto da qual é, atualmente, o diretor científico e tecnológico. Quase 2 anos depois de ter surgido a ideia, a Vime associou-se às também portuguesas Scoop, uma empresa inserida no setor da indústria têxtil de vestuário e à Lapa, uma aplicação que localiza os objetos perdidos através de uma rede.

Em 2018, Musgo, o casaco que quer revolucionar a segurança de quem anda na estrada, chegou finalmente ao mercado.

Filipe explicou que o mais importante é a tecnologia associada. “Mais do que colocar LED, colocamos fibra óptica através de um sistema de iluminação inteligente controlado pelo telemóvel”.

O casaco é conectado a um smartphone através de Bluetooth e recorre aos sensores do telemóvel para analisar os movimentos do utilizador. Se por exemplo o utilizador fizer uma travagem brusca, o telemóvel deteta-o e automaticamente o casaco muda de cor, alertando os condutores.

A iluminação também poderá ser personalizada nas cores e na intermitência através da aplicação para smartphone.

Este casaco está também preparado para as radiações do telemóvel“O casaco tem um bolso que isola o corpo da radiação emitida pelo telefone”, explica o engenheiro.

Design e a Qualidade 

Filipe, explicou que “o material é de altíssima qualidade. (…) Protege o corpo de odores, da radiação ultravioleta e evita as irritações provocadas pelo suor”.

Foi testado e pensado para atividades físicas extremas, em todas as condições meteorológicas, afirma o engenheiro.

Principais características:

  1. Não se desgasta facilmente e pode ser lavado mais de 100 vezes sem afetar o seu funcionamento;
  2. Seca ainda mais depressa do que o algodão e bastante mais rápido do que outros materiais habitualmente usados no vestuário desportivo;
  3.  É leve e resistente à água;
  4. Tem uma “cauda rebatível” para evitar salpicos de sujidade e bandas de silicone nos ombros para aumentar a aderência a mochilas;
  5. Para regular a temperatura corporal, foram incorporados bolsos ventilados com fechos bidirecionais e um painel respirável.

Preocupações ambientais

O casaco foi produzido com materiais reciclados. Segundo o engenheiro, “o Musgo é produzido com carvão e cascas de coco recicladas.

O casaco não é a única ideia em mente…

Segundo Filipe, é possível estender a tecnologia a outros acessórios que, combinados, podem garantir ainda mais a segurança a quem circula em espaços escuros. Por isso, além do casaco podem aparecer em breve “mochilas, cadeirinhas de bebé, capacetes e até coleiras para cão”.

Recentemente decorreu uma campanha de crowdfunding para financiar o projeto, através da plataforma Indiegogo. Dependendo dos objetivos atingidos pela campanha, o casaco poderá ser colocado à venda, inicialmente apenas online, por cerca de 520 euros.

Este produto 100% português não quer, contudo, ficar restrito ao país. Por isso, os países onde as horas de sol são reduzidas, como o Canadá, Holanda, Noruega, Suécia ou Finlândia, podem ser uma boa aposta para a expansão deste projeto.

Este artigo foi escrito pela NOCTULER Estela Fernandes.


Fonte: Públicothenextbigidea, Indiegogo

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em WordSugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts