Mondego – o maior rio inteiramente português

Todos, VídeosComments (3)5889

Mondego” é o primeiro filme de Daniel Pinheiro, autor de documentários da Vida Selvagem. Desenvolveu já vários trabalhos sobre Portugal, “Entre o Céu e as Marés“, sobre as aves do estuário do Sado e “O Cante da Terra“.

“Um rio aclamado por poetas e compositores, intimamente ligado à história de Portugal. Enquanto as suas águas se fundem com o mar, uma pequena fonte, escondida no alto da Serra da Estrela, continua a assegurar que o Mondego dá vida à sua grande variedade de habitats e de vida selvagem.”

Já disponível no Brasil

nas livrarias SaraivaCultura

www.emprego30dias.com/videos

Este filme de Daniel Pinheiro, narrado por Eduardo Rêgo, foi o projeto final de mestrado em Wildlife Documentary Production da Universidade de Salford, Reino Unido. O documentário foi classificado com distinção.

mondego

Rio Mondego na Serra da Estrela

O Rio Mondego nasce a 1550 metros de altitude, na Serra da Estrela, protegido pela sombra dos pinheiros, este local chama-se Mondeguinho. O Mondego é quinto maior rio português, e o primeiro com o percurso inteiramente em Portugal. Variedade de espécies, uma grande barragem, uma cidade com grande ligação ao seu rio e antiga capital do país, um dos maiores campos de arroz da Europa e um centro de produção tradicional de sal, caracteriza este rio com 234 km de comprimento.

O Mondego é quinto maior rio português, e o primeiro com o percurso inteiramente em Portugal.

A agricultura é benéfica em alguns pontos, onde existem muitos anfíbios e pequenos mamíferos, permitindo a alimentação das aves. Por outro lado, a agricultura intensiva e a utilização de fertilizantes diminui a qualidade da água do rio, ameaçando os anfíbios que ali vivem.

O rio abre caminho pelo vale granítico há milénios e alberga imensas espécies distintas, como o melro de água – a única ave europeia que consegue mergulhar e nadar.

Ao anoitecer, podemos encontrar uma espécie endémica da península ibérica, ou seja só existe em Portugal e Espanha – a salamandra lusitânica. Este anfíbio tem uma cauda maior que o próprio corpo, isto é uma mais valia tendo em conta que não tem pulmões, respira através da pele, o que faz com que a superfície pela qual absorve oxigénio seja maior.

No inicio da Primavera centenas de milhafres pretos voltam de África para procriar ao longo das margens do Mondego, formando uma das maiores colónias destas aves na Europa.

Vê o filme  de 15 minutos, admira-te com a enorme biodiversidade do rio Mondego e partilha – http://vimeo.com/33465162.

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em WordSugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts