Bespoke molde em 3D prótese

Molde em 3D para ossos partidos é aprovado pelos médicos

Ideias Brilhantes, Sofia Marques Correia, TodosComments (1)1676

Se alguma vez partiste um membro, sabes como é terrível viver com um molde de gesso agarrado ao teu corpo durante semanas. Mas em breve, isso será coisa do passado! A empresa Bespoke começou a usar a impressão 3D para fazer protótipos personalizados que estabilizam partes do corpo partidas, tal como os moldes de gesso convencionais, mas os moldes em 3D são muito mais confortáveis.

prótese pulso partido gesso impressão 3d

Quando Scott Summit, diretor de design funcional na 3D Systems, uma empresa de impressão 3D, e fundador da Bespoke, uma empresa que desenvolvia próteses e aparelhos para os dentes, rasgou um ligamento no seu braço, ele sabia que havia uma forma melhor de curar a lesão do que passar seis meses preso a um molde de gesso. Foi então que Scott se virou para a tecnologia para descobrir uma forma melhor.

Ao contrário dos moldes de gesso, que ficam sujos e não deixam a pele respirar, estas “armaduras” feitas com impressoras 3D usam menos materiais e podem ser usadas no banho, e até mesmo tornar o processo de cura mais eficiente.

Bespoke molde em 3D prótese

Scott digitalizou o seu braço e criou um modelo em três dimensões, criando depois um molde que encaixaria perfeitamente. O molde em 3D final tinha três pontos de fixação no braço e outros três na mão, para manter o pulso estável. Além disso, a forma do molde foi desenhada com a intenção de gerar o menor desconforto possível.

recuperaçã ossos partidos molde 3D impressão

Este molde em 3D permitiu ao Scott tomar banho normalmente, aplicar calor e frio diretamente no seu pulso, e usar pomada para reduzir as cicatrizes. Estas medidas ajudaram-no a reduzir o inchaço da zona e a aumentar a circulação. Ele diz que isso o ajudou a curar melhor do que através dos métodos normais, e o seu médico concordou. Para além disso, Scott conseguiu utilizar roupas normais de manga comprida, o que não seria possível com um gesso convencional, e até fazer mergulho.

Em vez de levar até duas horas para remover e reaplicar o gesso convencional, este molde em 3D demora apenas alguns segundos. Esta melhoria permitiria uma grande poupança de tempo e dinheiro quando se trata de atendimento ao paciente.

molde 3D plástico braço partido

A 3D Systems tem outros projetos interessantes, como o Ekocycle Cube, uma impressora 3D mais sustentável, que reutiliza plástico para criar peças em três dimensões.

Esta não foi a única tentativa para criar um molde com impressão 3D para imobilizar um membro partido. O designer Deniz Karasahin criou o Osteoid, um molde feito à medida numa impressora 3D, do qual já falámos no NOCTULA Channel, que é repleto de orifícios de ventilação. Este produto foi premiado com a medalha de ouro no A’Design Award, na categoria de Impressões 3D e Design de Produtos.

3D-Osteoid-gesso-Deniz-Karasahin

A tecnologia de impressão em 3D está em franca expansão e as aplicações são infinitas! Esta tecnologia já foi utilizada para fazer um carro em menos de 48 horas, uma ponte suspensa e até uma uma coleção de roupas.

Sofia Marques Correia NOCTULER NOCTULA Channel

Este texto foi escrito pela NOCTULER Sofia Marques Correia. Gostavas de ver os teus textos no NOCTULA Channel? Envia-nos o tema sobre o qual queres escrever para info@noctulachannel.com.

Fontes: inhabitat, FastCompany

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, sugiro que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Aproveita para ler o livro “Como conseguir emprego em 30 dias” em papel, PDF ou em formato ePub.

livro-como-conseguir-emprego-em-30-dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts