Moda vegan – Veganos da cabeça aos pés… literalmente!

Curiosidades, Natasha Pádua, Todos, VídeosComentários fechados em Moda vegan – Veganos da cabeça aos pés… literalmente!1892

Veganos são aqueles que não consomem alimentos de origem animal, ou seja, além de não comer carne, também não comem ovos, leite e nem mesmo bolachas de morango, pois contém carmim de colchonilha (inseto de cor vermelha, utilizado em corantes alimentares). Mas o conceito não é só alimentar como a maioria pensa, a filosofia estende-se a qualquer forma de uso animal, inclusive nas roupas.

Sugestão de leitura:

Capa-livro-a-Perda-Lucia-Juliao

Moda vegan são as “roupas, sapatos, carteiras e outros acessórios criados sem a utilização de nenhum produto animal ou derivados, garantindo também que nenhum ser vivo foi ferido ou explorado durante o seu fabrico (inclusivamente o ser humano). Peças feitas de cabedal, lã, peles e seda são os principais tecidos a evitar.

Moda vegan

Respeitando esse princípio, surgiu a marca brasileira Insecta Shoes, especializada em sapatos veganos. Totalmente sustentáveis, os produtos são feitos por artesãs locais, com remuneração justa. Os tecidos vêm de lojas de artigos usados. Por serem roupas antigas, as estampas acabam por ser exclusivas. A sola é feita de garrafas de plástico e a palmilha com formato colmeia maximiza o conforto.

Em 2015, foram reaproveitados 480 kg de roupas, o equivalente a 1600 peças, e mil garrafas de plástico para a produção e venda de quatro mil sapatos. Não há venda direta em Portugal, mas a empresa brasileira envia encomendas para todo o mundo.

Ainda que decidas não seguir a moda vegan e abolir os produtos de origem animal do teu guarda-roupas, podes sempre vestir-te de forma mais ecológica:

  • – Organiza as roupas que já possuis;
  • – Reflete se precisas mesmo de comprar roupas novas;
  • – Arranja em vez de deitar fora uma roupa ainda boa, mas que precise de algum ajuste;
  • – Troca roupas com amigos. Aquele vestido lindo da amiga pode bem servir-te para ires a uma festa.

Além de poupar dinheiro, a natureza agradece.

Natasha Pádua NOCTULER NOCTULA Channel

Este texto foi escrito pela NOCTULER Natasha Pádua (natasha.padua@gmail.com), do Blog Eat Innovation, um site sobre projetos inovadores da área alimentar. Lê todos os artigos da Natasha aqui.

Também gostavas de ver os teus textos no NOCTULA Channel? Envia-nos o tema sobre o qual queres escrever para info@noctulachannel.com.

Fontes: Ciclo VivoEstilo VeganUma Vida Verde

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, tens que ouvir o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Sugiro igualmente que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts